Dados do Trabalho


Título

APENDICECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA EM SITUS INVERSUS TOTALIS: RELATO DE CASO

Introdução

A apendicite aguda em indivíduo com situs inversus totalis (SIT) é de difícil diagnóstico. Cerca de 50% dos pacientes com apendicite do lado esquerdo apresentam dor no lado direito. Nesses casos a laparoscopia é indicada, pois os achados clínicos e de imagem podem ser confusos, devido as alterações anatômicas. Relatamos aqui um caso incomum de SIT com apendicite aguda que se apresentou com dor abdominal no quadrante inferior direito.

Relato de Caso

Paciente T.F.S.R., sexo feminino, 20 anos, admitida no Pronto Socorro com queixa de dor abdominal, irradiando para fossa ilíaca direita (FID), acompanhado de vômitos e dificuldade para urinar. Ao exame físico o abdome encontrava-se doloroso à palpação profunda, sem demais achados. Exames laboratoriais com PCR aumentada isoladamente. A tomografia computadorizada (TC) de abdome evidenciou situação de lateralidade invertida de órgãos abdominais, compatível com "Situs Inversus", apêndice cecal longo, retrocecal e lateralmente ao músculo psoas direito com leve espessamento parietal e calibre levemente aumentado (8,0 mm), sugestivo de apendicite aguda. A paciente foi submetida a procedimento cirúrgico videolaparoscópico. Na avaliação intra operatória foi visualizado apêndice hiperemiado e edemaciado a esquerda, além de líquido seroso em goteira parietocólica e em pelve, sem outras anormalidades. O procedimento foi realizado sem intercorrências. A paciente recebeu alta no 2° dia de pós-operatório. Cinco dias após o procedimento a paciente retornou com queixa de dor abdominal de forte intensidade, associada a febre e vômitos, apresentando abdome levemente distendido, doloroso difusamente, sem peritonite e com ferida operatória sem sinais flogísticos e sem sinais de deiscência. A TC de abdome revelou presença de coleção líquida na pelve com volume 128,0 cm³; líquido livre e pneumoperitônio, sendo indicada laparotomia exploradora. Durante o
intra operatório foi identificado abscesso útero retal, ceco móvel e inflamado e coto apendicular com sinais de necrose e deiscência de sutura pregressa, com orifício de saída de secreção entérica. Foi realizado desbridamento da lesão cecal, rafia em dois planos, limpeza da cavidade e alocação de dreno túbulo laminar na goteira parietocólica esquerda para vigilância de fístula. Paciente evoluiu bem clinicamente e recebeu alta após 5 dias de internação.

Discussão

A videolaparoscopia ajuda a identificar e tratar emergências cirúrgicas agudas de maneira rápida e eficiente, quando os estudos clínicos e de imagem são de difícil interpretação, como no situs inversus. O método laparoscópico apresenta taxas de infecção incisional menor quando comparado com a laparotomia. Entretanto, quando se refere a infecção da cavidade abdominal essa relação se inverte. No caso apresentado houve infecção de cavidade, com formação de abscesso como complicação pós operatória, em concordância dos resultados da literatura.

Palavras Chave

Situs Inversus, Apendicectomia, Laparoscopia

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade de Rio Verde - Goiás - Brasil

Autores

Heloisa Rodrigues Soares da Silva, Julia do Carmo Santos, Diego Naziasene de Almeida, Bruno Quintino Domingos