Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DE LESOES DE PRESSAO EM PACIENTES COVID 19 EM UM HOSPITAL PARTICULAR EM SAO PAULO E EFICACIA DO TRATAMENTO COM PRESSAO NEGATIVA NO TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXAS.

Objetivo

O objetivo deste presente estudo foi relatar a eficácia da terapia com pressão negativa no processo cicatricial de lesões complexas em pacientes internados em leito de UTI com diagnóstico de COVID 19, com ênfase em seus mecanismos de ação e principais indicações terapêuticas.

Método

Estudo descritivo, tipo relato de caso, realizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) de um hospital particular referência em pacientes COVID 19, na cidade de São Paulo no período de março à julho de 2020. Pacientes foram submetidos ao tratamento com pressão negativa, com equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões plásticos, estomatoterapeutas e enfermeiros.

Resultados

Houve aumento da incidência de Lesões por Pressão (LPP’S) nas UTI´S (aumento em 2,24%), atribuídos ao aumento do número de pacientes internados por Síndrome Respiratória Viral causada pelo SARS-CoV-2, diminuição da média de dias para desenvolvimento de LPP (diminuição de 07 dias). Das 10 LPP’s, 6 classificadas em grau II, 02 classificadas em grau III e 03 não estadiáveis. Em relação à localização, 01 em região interglútea,0 1 em região dorsal e 09 em região sacral. Dos 10 pacientes que apresentaram LPP, 04 pacientes necessitaram de algum tipo de intervenção cirúrgica, sendo desbridamento e/ou curativo à vácuo. Em relação a dois pacientes estudados durante este presente estudo, um paciente necessitou de 15 abordagens, incluindo desbridamento, trocas de curativo à vácuo e necessidade de retalhos em região interglútea e o outro, necessitou de 16 abordagens cirúrgicas, com fechamento completo da ferida e alta hospitalar após 100 dias de internação.

Conclusões

Devido à complexidade da Síndrome Respiratória Viral causada pelo novo betacoronavírus SARS-CoV-2, pacientes que evoluem com acometimento pulmonar importante, acabam necessitando de longos períodos de internação em UTI, sendo este grande fator de risco para Lesão Por Pressão. A importância do Cirurgião Plástico, equipe multidisciplinar e conhecimento de novas tecnologias para o tratamento de feridas complexas é fundamental para tentativa de alta precoce nos pacientes com longo período de internação hospitalar que desenvolvem LPP’s.

Palavras Chave

Lesão por pressão
Covid 19
SARS-Cov-2
UTI
Feridas
Terapia por pressão negativa
Curativo à vácuo

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital São Luiz Jabaquara - São Paulo - Brasil

Autores

Jéssica Mayumi Nagao, Luis Augusto Sinisgalli, Eli Leiser