Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO COMPLEXA DA REGIAO PERINEOESCROTAL – RELATO DE CASO

Introdução

A Fasceite Necrotizante é uma infecção multibacteriana em região perineal, de rápida progressão e difícil tratamento, sobretudo em pacientes diabéticos, desnutridos e imunossuprimidos. Seu tratamento inclui inicialmente antibioticoterapia de amplo espectro e desbridamento precoce, levando a perda tecidual em escroto e períneo, muitas vezes com exposição testicular. A reconstrução perineoescrotal se baseia em retalhos bem vascularizados visando reestabelecimento estético e funcional, porém complicações são frequentes, tornando-se um desafio ao cirurgião plástico.

Relato de Caso

Paciente masculino, 54 anos, diabético, portador de neoplasia maligna de reto, desnutrido, evoluindo com fasceíte necrotizante e sendo submetido a antibioticoterapia de amplo espectro e desbridamento cirúrgico amplo, resultando em exposição testicular e ferida em períneo. Após estabilização clinica, paciente foi submetido a reconstrução perineoescrotal com retalhos locais superomediais das coxas.
No 04° DPO, paciente evoluiu com deiscência de alguns pontos em ferida operatória e no 06° DPO apresentou drenagem de secreção purulenta e sinais infecciosos locais. Realizado novamente compensação clinica, com mudança de antibioticoterapia, controle glicêmico adequado e aporte nutricional hiperproteico. Nesse período, optou-se pelo uso de terapia de pressão negativa local, com trocas programadas a cada 04-05 dias, para melhor controle infeccioso e acelerar granulação da ferida. Foram utilizados 04 trocas de curativos ao todo.
Apos 28 dias, a ferida se encontrava em boas condições, sendo então realizado novo procedimento, com fechamento primário de escroto e enxerto de pele parcial em períneo para cobertura do defeito, com uso do curativo de pressão negativa no pós-operatório.

Discussão

A reconstrução perineal se mostra bastante complexa visto as adversidades apresentadas pelos pacientes acometidos com fasceíte necrotizante, devendo o cirurgião plástico dispor de vasto arsenal terapêutico para melhor resultado estético-funcional.

Palavras Chave

Gangrena de Fournier; Fasciite necrotizante; Retalhos cirúrgicos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

HAMILTON ALEARDO GONELLA, DÉCIO LUÍZ PORTELLA, JOSE LUCAS RODRIGUES SALGUEIRO, CAROLINA UTSUNOMIYA MUNIZ, EDSON VINICIUS MILANELLO, MARIA EDUARDA CRUSCO PACHECO