Dados do Trabalho


Título

TECNICA DE CORREÇAO DO MAMILO INVERTIDO

Objetivo

Relatar técnica cirúrgica preconizada em nosso serviço para a correção do mamilo invertido.

Método

Foram realizadas 5 correções, sendo quatro de origem congênita e uma adquirida. A média de idade situou-se em 35,6 anos e foram corrigidos 3 mamilos direitos e 2 mamilos esquerdos ao todo. Realizada anestesia local com lidocaína a 2% com vasoconstrictor. Após, é realizada a exteriorização e tração do mamilo invertido, sendo realizada incisão infra-areolar semicircular através da pele e tecido subcutâneo e posterior transecção dos ductos lactíferos e bandas fibróticas, revisão da hemostasia e realização de sutura em bolsa de tabaco retro-areolar, distando entre 4mm e 5mm da papila para preservar a projeção do mamilo, e finalizando com o fechamento da pele.

Resultados

Obteve-se resultado satisfatório na correção do mamilo invertido mediante uso desta técnica. Não houveram recidivas ou complicações pós-operatórias até o presente momento. Nenhuma paciente engravidou após o procedimento.

Conclusões

Pode-se apontar como vantagens da técnica apresentada a simples execução, podendo ser realizada de forma ambulatorial, com boa reprodutibilidade. Obteve-se projeção e formato do mamilo de maneira satisfatória, com cicatrizes reduzidas e sem complicações relativas à perda de sensibilidade ou prejuízo na vascularização, com boa manutenção do resultado final a longo prazo.

Palavras Chave

mamilos/cirurgia; mamilos/anormalidades; cirurgia plástica/métodos

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

Hamilton Aleardo Gonella, Décio Luíz Portella, Carolina Utsunomiya Muniz, Edson Vinicius Milanello, José Lucas Rodrigues Salgueiro, Maria Eduarda Crusco Pacheco