Dados do Trabalho


Título

SCHWANNOMA GASTRICO: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

Introdução

Schwannomas são tumores raros que se originam dos gânglios simpáticos, nervos intercostais e células paraganglionares. Embora o pico de incidência ocorra em adultos, tumores neurogênicos podem ocorrer em crianças.
São tumores benignos e tem crescimento lento embora exista relato de malignidade deste tumor relatado em crianças. Juntamente com o Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST), Leiomiomas ou Leiomiosarcomas, formam um grupo de tumores chamados de tumores mesenquimais gastrointestinais.

Relato de Caso


Mulher, jovem, sem comorbidades, com sintomas dispépticos tênues. Submetida à Endoscopia Digestiva Alta - lesão submucosa de 4 cm em pequena curvatura - e subsequente à Tomografia computadorizada de abdome – lesão ovalada, com densidade de partes moles e impregnação progressiva de contraste, contornos regulares e bem definidos, origem na parede medial da transição entre o fundo e o corpo gástrico (pequena curvatura) 33x43x30mm, em íntimo contato com segmento hepático III e com face superior do corpo do pâncreas.
Levantada hipótese diagnostica de Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST). Paciente então submetida eletivamente à gastrectomia subtotal com reconstrução em Y de Roux com linfadenectomia sem intercorrências. Recebeu alta no sexto dia pós-operatório com boa evolução.
Laudo anatomopatológico da peça cirúrgica apoiando diagnóstico de Schwannoma. Paciente mantém acompanhamento clínico há seis meses, sem intercorrências.

Discussão

Schwannomas, são tumores originários de nervos que possua uma bainha de células de Schwann. São os principais tumores do sistema nervoso periférico. Raramente acometem o trato gastro intestinal.
Schwannomas gastrointestinal são classificados como tumores mesenquimais gastrointestinais, juntamente com o Tumor estromal gastrointestinal (GIST) o Leiomioma, o Sarcoma, o Tumor desmoide, o tumor Neurogênico e outros. Quando acometem o trato gastrointestinal o local de preferência é o estômago, sendo o cólon e o esôfago raramente afetados.
São encontrados em pessoas de 50 a 60 anos, e tendem a ser mais prevalente na população feminina. São tumores benignos de crescimento lente e a transformação maligna é rara.
Geralmente são descobertos incidentalmente por endoscopia digestiva alta ou outros estudos de imagem em indivíduos assintomáticos.
, o diagnóstico de certeza dos tumores mesenquimais é obtido somente com estudo anatomopatológico e imunoistoquímico da peça cirúrgica.
O tratamento de escolha é a ressecção cirúrgica com margens livres. Observa-se excelente prognostico e recuperação completa na maioria dos casos.



Palavras Chave

SCHWANNOMAS, TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL GIST, TUMORES MESENQUIMAIS

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Fundação Centro Médico de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Safira Martha Azevedo de Castro, Ana Luiza Teixeira Minussi, Pedro Henrique Martins de Oliveira, Willy Okoba, Bruno Massaro Guidi, Tiago Antônio Baldasso, Fabio Henrique Ribeiro Maldonado, Everton Cazzo