Dados do Trabalho


Título

TUMOR LIPOMATOSO ATIPICO/LIPOSSARCOMA BEM-DIFERENCIADO GIGANTE EM FOSSA ILIACA: RELATO DE CASO

Introdução

Os tumores de tecido mole lipomatoso são as neoplasias mesenquimais mais comuns. Dentre eles, o Tumor Lipomatoso Atípico/Lipossarcoma Bem-Diferenciado (TLA/LPS-BD), histologicamente definido por células estromais atípicas e lipoblastos na gordura madura.
É caracterizado por ser um câncer não-metastático, localmente invasivo e facilmente curável, acometendo pessoas de meia idade ou idosos, principalmente em tecidos moles profundos dos membros, como coxa, além do retroperitônio.
Relatos sobre TLA/LPS-BD gigante são raros. Aqui, apresentamos um caso desse tumor gigante em fossa ilíaca esquerda.

Relato de Caso

Paciente G.F, 69 anos, sexo masculino, deu entrada ao serviço de emergência do Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi em Ponta Grossa - PR, apresentando abaulamento pendulado em fossa ilíaca esquerda, com evolução de 8 anos. Há cerca de 3 semanas, surgiram erosões em pele com secreção de odor fétido. Não relatou alteração em hábitos intestinais ou patologias prévias. Os níveis da Proteína C Reativa (152,0 mg/L) e dos leucócitos (15.260/mm³) estavam elevados. A tomografia computadorizada revelou uma formação expansiva na região inguino-femoral superficial esquerda com estroma de densidade tecidual de gordura.
Dessa forma, levou-se às hipóteses diagnósticas de lipoma ou TLA/LPS-BD, ambos tumores malignos de baixo grau.
Para confirmar a hipótese e alivio da sintomatologia, o tumor foi excisado. Foi realizada raquianestesia e o paciente posicionado em decúbito dorsal. Fez-se a incisão e exérese da massa tumoral em bloco.
A massa foi inteiramente excisada, pesando 3,8kg e medindo 18,8cm x 14,7cm x 13,8cm. Após hemostasia e lavagem da área cirúrgica, um dreno de sucção 4,8 foi implantado. Houve fechamento por planos. A incisão foi envolvida com curativo estéril compressivo, concluindo a operação. Ao fim, os sinais vitais eram estáveis. O exame patológico da peça confirmou ser um TLA/LPS-BD com áreas de inflamação aguda supurativa e necrose. Após 4 dias, o paciente recebeu alta com orientações e prescrições. Não foi necessária quimioterapia adjuvante ou radioterapia. Em 5 meses havia boa cicatrização, sem relatos de sintomatologia dolorosa.

Discussão

O TLA/LPS-BD é uma neoplasia adipocítica local, não agressiva e não metastática de adultos. Ocorre principalmente no retroperitônio ou em tecidos moles e profundos de membros. Quando acomete locais em que se pode ressecar, por exemplo tecidos superficiais, como neste caso, e membros inferiores, o termo Tumor Lipomatoso Atípico é preferido.
Histologicamente possui mistura de fragmentos tecidual do tipo lipoma e células estromais atípicas com núcleos hipercromáticos irregulares. Geneticamente, o TLA/LPS-BD é decorrente da amplificação dos genes MDM2 e CDK4. Apesar do tratamento preferencialmente cirúrgico, devido a insensibilidade do tumor à quimioterapia e à radioterapia, é necessário acompanhamento clínico a longo prazo, pois pode exibir desdiferenciação retardada em 5 a 10 anos após ressecção.

Palavras Chave

Lipoma, Neoplasia, Lipossarcoma

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Autores

Marcelo Augusto de Souza, Rafael Castro e Souza Pires, Pedro Henrique de Paula, Guilherme Henrique Perine