Dados do Trabalho


Título

SINDROME HEMOLITICA UREMICA NO POS OPERATORIO DE COLECISTECTOMIA: RELATO DE CASO

Introdução

INTRODUÇAO Este trabalho visa relatar um caso de síndrome hemolítica urêmica no pós operatório recente de colescistectomia por videolaparoscopia. A Síndrome Hemolítico Urêmica (SHU) é um conjunto de sinais e sintomas que acometem comumente a faixa pediátrica mas pode também acometer indivíduos de outras faixas etárias. SHU é uma síndrome potencialmente grave, considerada a primeira causa de insuficiência renal aguda na infância. A transmissibilidade do micro-organismo causador, na maioria das vezes, uma cepa de E.coli, se dá por via oro-fecal.

Relato de Caso

Paciente idosa, pós operatório tardio de Gastroplastia redutora, submetida a colecistectomia por via videolaparoscopia por colecistite litiásica sintomática. O procedimento ocorreu sem intercorrências, e a paciente evolui bem no pós-operatório imediato.
No oitavo dia pós-operatório, iniciou com dor epigástrica intensa, após ter ingerido carne suína; sem outros sintomas. Além do exame físico, exames laboratoriais e de imagem (tomografia de abdome), descartaram complicações pós-cirúrgicas. A dor abdominal se manteve, e iniciou quadro de diarreia, cefaleia e oligúria rapidamente progressiva. Exames laboratoriais com níveis séricos aumentados de ureia (ur) e creatinina (cr) (229 e 9,3; respectivamente). Internada em caráter de urgência em regime de terapia intensiva e iniciado diálise. Tardiamente, amostras de hemocultura foram positivas para Salmonella spp.
Diante do caso, chegamos ao diagnóstico de Síndrome Hemolítica Urêmica causada por Salmonella spp. Paciente respondeu satisfatoriamente à condutas adotada, recebendo alta em bom estado geral.

Discussão

A colecistectomia é o procedimento cirúrgico mais realizado nos países ocidentais. A principal indicação para colecistectomia é a litíase biliar. As complicações decorrentes da cirurgia são raras.
O caso relatado trata-se de uma paciente submetida à colecistectomia videolaparoscópica eletiva, devido litíase biliar, que evolui no pós-operatório recente com um quadro de dor epigástrica. O quadro evoluiu com diarreia, oliguria e cefaleia; em reavaliação, fez-se diagnóstico de insuficiência renal aguda, no contexto de uma SHU causada por Salmonella.
A síndrome hemolítico-urêmica é uma doença grave, típica da infância.É caracterizada principalmente pela tríade: anemia hemolítica microangiopática, insuficiência renal e trombocitopenia de início agudo. A diarreia associada à SHU geralmente é sanguinolenta e pode, ou não, acompanhar os outros sintomas. É causada principalmente por Escherichia coli produtora de Shiga Toxina (STEC) através da transmissão oral. Outros organismos também podem causar a síndrome, como Salmonella, Schigella, Streptococcus pneumoniae, infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida, vírus Epstein-Barr. O tratamento consiste em suporte com correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácidos básicos. Correção de anemia e de plaquetopenia e diálise as vezes são necessários.

Palavras Chave

SÍNDROME HEMOLÍTICA URÊMICA, COLECISTECTOMIA, GASTROPLASTIA

Área

VIAS BILIARES

Instituições

FUNDAÇÃO CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Luiza Teixeira Minussi, Safira Martha Azevedo de Castro, Willy Okoba, Pedro Henrique Martins de Oliveira, Everton Cazzo