Dados do Trabalho


Título

USO DE TOXINA BOTULINICA PARA REALIZAÇAO DE TRANSVERSUS ABDOMINIS RELEASE (TAR) BILATERAL EM HERNIA INCISIONAL GIGANTE

Introdução

A aplicação periódica da toxina botulínica no pré-operatório é capaz de retornar a pressão intra-abdominal de forma gradual e estabilizar a forma e a função diafragmática, melhorar a função ventilatória, distender os músculos da parede abdominal para aumentar o volume da cavidade. Esta estratégia é capaz também de produzir a lise pneumática das aderências intestinais mais frouxas e, desta forma, melhorando a circulação portal, mesentérica e intestinal.
O presente estudo descreve o caso de um paciente do sexo masculino, admitido no serviço do Conjunto Hospitalar do Mandaqui com hérnia incisional gigante com perda de domicílio que foi submetido à estratégia pré-operatória para recuperação de domicílio abdominal.

Relato de Caso

Paciente FISF, 69 anos, sexo masculino, natural de São Paulo, procurou o serviço devido hérnia incisional mediana secundária a laparotomia devido correção de aneurisma de aorta abdominal há 3 anos.
Ao exame, apresentava à inspeção estática e dinâmica cicatriz operatória xifo-púbica em bom aspecto, grande abaulamento em linha média do abdome com protusão importante de conteúdo intra-abdominal, à palpação identificado diástase de musculatura reto-abdominal e anel herniário de aproximadamente 14cm no maior diâmetro, redutível. Paciente sabidamente hipertenso.
A Tomografia abdominal evidenciou diástase da musculatura reto-abdominal com protusão de gordura mesentérica e alças intestinais com extensão de 140mm. Sendo diagnosticado hérnia incisional gigante com perda de domicílio, foi indicado para o paciente aplicação de toxina botulínica periódica no pré-operatório visando fechamento parietal sem tensão e, posteriormente, realização de hernioplastia incisional pela técnica de TAR.
Realizado múltiplas sessões de aplicação de toxina botulínica durante 2 semanas, sendo submetido à hernioplastia pela técnica de TAR com separação de componentes posterior bilateral seguido de colocação da tela de polipropileno 25x25cm sobre aponeurose anterior do músculo reto-abdominal (onlay), alocado hemovac 4.8 sobre a tela e exteriorizado em andar inferior do abdome, conteúdo intestinal com retorno de domicílio para cavidade abdominal sem intercorrências.
O paciente evoluiu sem intercorrências do ponto de vista cirúrgico e clínico recebendo alta 10 dias após a cirurgia com dreno hemovac e orientado para registrar o débito diário e retorno ambulatorial em 7 dias.

Discussão

Sabidamente o diagnóstico de hérnia ventral é realizado sem muita dificuldade. O maior obstáculo é decorrente dá adptação de hérnias com perda de domicílio, a fim de evitar complicações referentes ao retorno do conteúdo abdominal para a cavidade. Além disso, a técnica proposta para o pré-operatório, com expansão farmacológica da cavidade abdominal com a toxína foi efetiva, pois possibilitou tratar adequadamente a hérnia com perda de domicílio. Novos estudos são necessários para consolidá-la e elucidar as alterações ventilatórias associadas ao desempenho diafragmático.

Palavras Chave

Botulínica, TAR, Incisional

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

COMPLEXO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

EUDES CARVALHO ASSIS FILHO, MARCIO APODACA-RUEDA, LUCAS AUGUSTO CAMILO, HELBERT MINUNCIO PEREIRA GOMES, JONATHAN SUYAN SOUSA ANDRADE, CRISTIAN RENE ARCIENEGA ZAMBRANA, PATRICIA HARUMI HIRATA, MAURICIO ANDRADE AZEVEDO