Dados do Trabalho


Título

CONFECÇAO DE PNEUMOPERITONEO PROGRESSIVO PARA REALIZAÇAO DE TRANSVERSUS ABDOMINIS RELEASE (TAR) BILATERAL EM HERNIA INCISIONAL GIGANTE

Introdução

A indução de pneumoperitônio progressivo pré-operatório é capaz de retornar a pressão intra-abdominal de forma gradual e estabilizar a forma e a função diafragmática, melhorar a função ventilatória, distender os músculos da parede abdominal para aumentar o volume da cavidade.

Relato de Caso

Paciente PTF, 69 anos, sexo masculino, procurou o serviço devido hérnia incisional mediana secundária a apendicectomia complicada há 3 anos.
Ao exame, apresentava diástase de musculatura reto-abdominal e anel herniário de aproximadamente 25cm no maior diâmetro, redutível. Paciente sabidamente diabético e hipertenso.
A TC evidenciou volumosa herniação de alça intestinal para parede abdominal, em região anterior e mediana, supra e infraumbilical, com diástase dos retos abdominais de 20cm e saco herniário de 25,5 cm. Sendo diagnosticado hérnia incisional gigante com perda de domicílio, foi indicado para o paciente pneumoperitôneo induzido progressivo com inserção de cateter intra-peritoneal em ponto de palmer e fixação em aponeurose com confecção e manutenção diária do pneumoperitoneo e, posteriormente, realização de hernioplastia incisional pela técnica de TAR.
Durante o processo de confecção do pneumoperitoneo evoluiu após 6 dias com enfisema subcutâneo generalizado, incluindo membros superiores e face. Optado por realização de nova Tomografia, a qual, evidenciou acentuado enfisema dissecando planos mioadiposos de toda parede toraco-abdominal, pneumomediastino, pneumoperitoneo e sinais sugestivos de deslocamento do cateter para musculatura de parede abdominal. Seguiu-se então com nova inserção do cateter intra-peritoneal submetendo-o por mais 7 dias de insuflação, sendo realizado o procedimento com monitorização cardiovascular, solicitação de exames laboratoriais de rotina e em média 1000ml de ar por dia, sendo que o paciente não apresentou nenhuma alteração eletrocardiográfica ou laboratorial durante as sessões
Após 14 dias da internação o paciente foi submetido à hernioplastia pela técnica de TAR com separação de componentes posterior bilateral seguido de colocação da tela de polipropileno 25x35cm sobre fáscia transversalis (sublay), alocado hemovac 4.8 sobre a tela e exteriorizado em andar inferior do abdome, conteúdo intestinal com retorno de domicílio para cavidade abdominal sem intercorrências.
O paciente evoluiu sem intercorrências do ponto de vista cirúrgico e clínico recebendo alta 2 dias após a cirurgia com dreno hemovac e orientado para registrar o débito diário e retorno ambulatorial em 7 dias.

Discussão

Sabidamente o diagnóstico de hérnia ventral é realizado sem muita dificuldade. O maior obstáculo é em relação à recuperação do domicílio abdominal, a fim de evitar complicações referente ao retorno do conteúdo abdominal para a cavidade. Além disso, à técnica proposta com pneumoperitôneo progressivo com complicação do procedimento, sendo identificado precoce e revertido. E, por fim, exaltar o resultado satisfatório da técnica proposta para recuperação de domicílio.

Palavras Chave

Pneumoperitôneo, TAR, Incisional

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

COMPLEXO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

EUDES CARVALHO ASSIS FILHO, MARCIO APODACA-RUEDA, LUCAS AUGUSTO CAMILO, HELBERT MINUNCIO PEREIRA GOMES, JONATHAN SUYAN SOUSA ANDRADE, CRISTIAN RENE ARCIENEGA ZAMBRANA, PATRICIA HARUMI HIRATA, MAURICIO ANDRADE AZEVEDO