Dados do Trabalho
Título
DIVERTICULITE AGUDA DE JEJUNO MIMETIZANDO INVAGINAÇAO INTESTINAL
Introdução
A doença diverticular de jejuno é uma doença rara, que em sua maioria acomete pacientes idosos. A respeito do quadro clinico, apresenta-se de forma assintomática, sendo encontrado de maneira incidental. Quando sintomático, apresenta-se como quadro de diverticulite aguda e/ou hemorragia digestiva. É objetivo do presente estudo relatar um caso de paciente com diverticulite aguda de jejuno tratado no Complexo Hospitalar do Mandaqui.
Relato de Caso
Paciente do gênero feminino, 85 anos, apresenta-se com quadro de dez dias de dor abdominal, associada a episódios de náuseas e vômitos, sem demais queixas. Ao estudo tomográfico de abdome, foi evidenciado distensão discreta de alcas de delgado, de calibre ate 35mm, com formação ovalada intraluminal local, inespecífica 14mm, sendo interrogado invaginação intestinal incipiente ou massa a esclarecer. Diante de alteração laboratorial e exame clinico, foi indicada terapêutica cirúrgica. A cirurgia realizada foi enterectomia segmentar assocaiada a entero enteroanastomose mecânica latero lateral. No pos operatório paciente apresentou remissão completa dos sintomas, tendo alta no segundo dia de pos operatório após boa aceitação de dieta.
Discussão
Os achados tomográficos da diverticulite jejunal são similares aos da diverticulite colônica: massa inflamatória contendo gás e/ou resíduos fecais, espessamento da parede do segmento acometido.
Entre as possíveis complicações da diverticulite aguda jejunal, a perfuração seguida de peritonite é a mais grave e elevada morbimortalidade, podendo também apresentar como complicações, abscessos, sangramento, aderências e fístulas,
Devido sua baixa prevalência, a diverticulite aguda jejunal usualmente não é um diagnostico diferencial aventado, em comparação a demais patologias mais comuns. O uso da tomografia pode ser relevante para elucidação diagnostico e definição de terapêutica cirurgica.
Palavras Chave
diverticulite, jejuno, invaginacao, intestinal
Área
ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO
Instituições
COMPLEXO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil
Autores
MARCIO APODACA-RUEDA, EUDES CARVALHO ASSIS FILHO, PATRICIA HARUMI HIRATA, HELBERT MINUNCIO PEREIRA GOMES, LUCAS AUGUSTO CAMILO, CRISTIAN RENE ARCIENEGA ZAMBRANO, JONATHAN SUYAN SOUZA ANDRADE, MAURICO ANDRADE AZEVEDO