Dados do Trabalho


Título

CISTO DE DUPLICAÇAO ENTERICA COM REVESTIMENTO DE EPITELIO DO TIPO RESPIRATORIO CILIADO: RELATO DE CASO

Introdução

Os cistos de duplicação gastrointestinal são malformações congênitas raras, sendo que poucos casos de cisto entérico com epitélio de revestimento respiratório foram relatados até hoje. São estruturas ocas esféricas ou alongadas, com parede de músculo liso, revestidas por mucosa, intimamente ligadas a alguma porção do tubo digestivo e são encontradas em 70% dos casos no íleo e em 20 a 30% das duplicações observa-se mucosa ectópica. A etiologia exata dessas lesões é desconhecida, embora as origens propostas incluem a persistência fetal de divertículos entéricos, oclusão vascular intrauterina e falha de recanalização intestinal. Tendo em vista, a raridade da patologia, serão discutidas as peculiaridades do caso e a abordagem cirúrgica mais adequada.

Relato de Caso

Paciente J.M.C, 30 anos, do sexo feminino, procedente de Porto Alegre-RS, com diagnóstico de endometriose profunda e malformação mulleriana. Apresentava queixa de dor pélvica, dismenorreia, dispareunia e disquezia, com início do quadro há mais de 8 anos. Realizou tratamentos cirúrgicos para endometriose e ooferectomia bilateral, sem melhora clínica. Durante investigação diagnóstica demonstrou presença de formação cística com íntima relação com a parede medial e superior do íleo terminal, próxima à válvula ileocecal, medindo 7,1 x 6,5 x 5,3, de provável origem entre as camadas da parede deste segmento ileal em Ressonância Magnética de Abdômen Superior e da Pelve. Realizou-se tratamento cirúrgico com íleo-colectomia direita com anastomose íleo-cólica na fossa ilíaca desse lado e apendicectomia por videolaparoscopia. Anatomopatológico de segmento de intestino delgado demonstrou cisto de duplicação entérica com revestimento de epitélio do tipo respiratório ciliado e segmento de cólon direito com diverticulite e perfuração de parede, apêndice cecal com hiperemia e linfonodos com hiperplasia folicular. Obteve boa recuperação pós-operatória, sem complicações e com melhora do quadro clínico.

Discussão

Esses Cistos têm sido relatados como achados acidentais, após investigações para sintomatologia não explicada por outra patologia. Podem ocorrer no contexto de outras anomalias congênitas, como as dos corpos vertebrais e do trato geniturinário. Quanto ao tratamento, é sempre cirúrgico. A ressecção completa do cisto é a técnica ideal alcançada por abordagens abertas ou videolaparoscópicas. Nas duplicações jejunoileais, as mais frequentes, geralmente não é possível ressecção isolada, devido a situarem-se na borda mesentérica e terem vascularização e parede muscular em comum com o intestino. Logo, a operação habitual é a ressecção do segmento intestinal que contém a duplicação. Todavia, elas podem ser associadas a anomalias gênito-urinárias e o seu tratamento deverá ser individualizado. Apesar de serem benignos, quando não tratados, podem desenvolver uma morbimortalidade significativa, como: infecções crônicas, hemorragia intraperitoneal, obstrução intestinal.

Palavras Chave

CISTO, EPITELIO DO TIPO RESPIRATORIO CILIADO

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Eduarda Rodrigues Bonamigo, Giovanni Reveilleau Dallapicola, Ignacio Salonia Goldmann, João Vitor Dal Ponte Zatt, Bernardo Rivera Fernandes Severo, Stefano Almeida Thofehrn, Carolina Bueno Luzardo, André Vicente Bigolin