Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOMA MUCINOSO DE APENDICE CECAL: RELATO DE CASO

Introdução

As neoplasias mucinosas do apêndice são raras e caracterizadas pela distensão da luz do apêndice devido ao acúmulo lento e gradual de secreção mucóide. Trata-se de uma patologia levemente mais prevalentes em mulheres e diagnosticada na faixa etária de 50 a 60 anos. Com frequência é manifestada como apendicite aguda, de modo que o cirurgião pode ser surpreendido com o exame anatomopatológico da peça. Nesse sentido, pretende-se apresentar uma revisão desse tema diante da raridade dessa doença e da dificuldade em estabelecer um diagnóstico definitivo, a propósito de um relato de caso.

Relato de Caso

Paciente C.L.S., sexo feminino, 46 anos, deu entrada no Hospital de Pronto Socorro de Canoas/RS com dor abdominal difusa com início há dois dias, evoluindo para dor em FID. Ao exame físico, abdome depressível, normotenso, irritação peritoneal em FID. Descompressão brusca positiva. A TC de Abdômen compatível com quadro de inflamação do apêndice cecal. Assim, foi solicitado internação cirúrgica para ressecção do apêndice vermiforme. No inventário da cavidade abdominal observou-se moderada quantidade de líquido de aspecto inflamatório/ascítico e volumosa lesão cística em topografia de ceco. Ao mobiliza-lo, a lesão rompeu-se acarretando em escoamento do conteúdo de aspecto gelatinoso. Foi identificado posterior a lesão, perfuração de ceco a topografia de apêndice cecal. Optou-se, então, pela incisão mediana xifo-púbica para adentrar na cavidade abdominal. Observou-se o omento com lesões difusas de aspecto gelatinoso, bem como em toda topografia de fígado. Realizou-se ileocolectomia distando desde 30cm da válvula ileocecal. O resultado anátomo patológico compatível com cisto adenoma mucinoso do apêndice cecal. Paciente apresentou boa evolução com alta cirúrgica em 6 dias e com plano de encaminhamento para hospital de referência em oncologia.

Discussão

O diagnóstico das neoplasias de apêndice cecal é desafiador para o cirurgião. O sintoma mais frequente é dor abdominal aguda ou crônica no quadrante inferior direito. Os achados laboratoriais para lesões mucinosas apendiculares são inespecíficos, e podem incluir anemia ou níveis elevados de marcadores tumorais. Os estudos radiológicos, podem diagnosticar uma mucocele apendicular, mas não conseguem distinguir definitivamente entre lesões não neoplásicas e neoplásicas. É recomendado a ressecção cirúrgica de todas as lesões mucinosas do apêndice. A vigilância pós-tratamento, tipicamente consiste em exames de imagem e marcadores tumorais. Dada a falta de dados sobre a vigilância pós-tratamento, os intervalos para imagens são baseados em opiniões de especialistas.

Palavras Chave

Cistoadenoma, tumor mucinoso, apêndice vermiforme, ileocolectomia

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital de Pronto Socorro - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Stefano Almeida Thofehrn, Bernardo Rivera Fernandes Severo, Ignacio Salonia Goldmann, João Vitor Dal Ponte Zatt, Eduarda Rodrigues Bonamigo, Giovanni Reveilleau Dallapicola, Matheus Alexandre Barbosa da Silva, Lucas Dickel Canova