Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO E EVOLUTIVO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A METASTASECTOMIAS PULMONARES POR SARCOMAS: REVISAO DE UMA SERIE DE CASOS

Objetivo

Dentre as neoplasias que mais se manifestam com nódulos pulmonares, o sarcoma apresenta destaque em razão da sua grande disseminação para parênquima pulmonar. O tratamento cirúrgico dessas lesões representa um importante componente no arsenal de terapias visando aumento de sobrevida, mas também o controle curativo da doença. A literatura vem confirmando a modalidade cirúrgica como tratamento eficaz quando realizado sob indicação específica com resultados satisfatórios. O presente estudo visa identificar fatores diagnósticos, técnicos, evolutivos e prognósticos em pacientes submetidos a ressecções de metástases por sarcoma.

Método

O presente estudo foi realizado no Serviço de Cirurgia torácica da Santa Casa de São Paulo que foram submetidos metastasectomias pulmonares por sarcoma.
Foram selecionados pacientes submetidos a ressecções pulmonares por sarcomas de diferentes tipos histológicos entre os anos de 2008 e 2020 e que ainda realizam seguimento ambulatorial periódico em nosso serviço. Foram excluídos pacientes que não foram submetidos a procedimento cirúrgico no nosso serviço ou perderam o seguimento junto ao nosso serviço.
Uma revisão retrospectiva foi realizada. Foram avaliados os dados como subtipo histológico, tempo entre o diagnóstico do tumor primário e o surgimento de metástases, recorrência de doenças metastáticas, número de lesões pulmonares e técnica cirúrgica utilizada.

Resultados

Foram identificados 48 pacientes com sarcoma cujas metástases foram tratadas cirurgicamente. A idade mediana dos pacientes foi 32 anos e 51% eram do sexo masculino. O principal subtipo histológico encontrado foi os sarcomas sinoviais (52%). As lesões pulmonares foram identificas em média após cerca de 10 meses após o diagnóstico do tumor primário. A média do número de lesões pulmonares ao diagnóstico foi 1,2 lesões. A principal técnica cirurgia realizada foi a toracotomia 95% dos casos com realização segmentectomia não regrada em 88% dos procedimento. A sobrevida média é de 65 meses.

Conclusões

Estes resultados indicam que a metastasectomia pulmonar representa um procedimento com potencial curativo ou que gere aumento de sobrevida em grupo selecionados de pacientes com sarcomas extrapulmonares primários tratados.

Palavras Chave

SARCOMA SINOVIAIS
OSTEOSARCOMA
METÁSTASE PULMONAR
SEGMETECTOMIA NÃO REGRADA
METASTASECTOMIA PULMONAR

Área

TÓRAX

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

IGOR EDUARDO CAETANO FARIAS, PAULO FABRÍCIO STANKE, RODRIGO SAKAE, ALDO PARODI, MARCIO BOTTER, VICENTE DORGAN, VICTOR AKIHIRO MORISHITA MANTOKU, ROBERTO SAAD JUNIOR