Dados do Trabalho


Título

DESAFIO DE HERNIOPLASTIA INCISIONAL EM PACIENTE COM MULTIPLAS ABORDAGENS PREVIAS

Introdução

As hérnias ventrais são caracterizadas por protrusão através da fáscia abdominal anterior que incluem tanto as hérnias espontâneas quanto, mais comumente, as hérnias incisionais após operação abdominal. A correção cirúrgica de hérnias incisionais abdominais (HIA) ainda é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns, ocorrendo em cerca de 11% das laparotomias. Em geral, as hérnias surgem nos primeiros cinco anos após a operação. O presente estudo descreve o caso de um paciente do sexo masculino, 68 anos, admitido no serviço devido a hérnia ventral e inguinal, natural da Palestina e vítima de bombardeio na Faixa de Gaza há 50 anos, sendo submetido, desde então, a 13 cirurgias devido a lesões causadas por estilhaços de bomba. Dentre essas abordagens, 9 foram abdominais, trazendo um grande desafio para a definição de terapêutica e conduta.

Relato de Caso

Paciente procurou o serviço por conta de uma hérnia inguinal à direita e hérnia ventral abdominal. Ao exame, observaram-se múltiplas cicatrizes abdominais, presença de anel inguinal externo direito frouxo com protrusão de conteúdo herniário à valsava. Apresentava, ainda, incisão transversal abdominal supraumbilical, com abaulamento importante à ortostase associado a anel herniário com cerca de 12cm, redutível. Paciente sabidamente diabético, hipertenso e com arritmia cardíaca. Realizou-se incisão elíptica em cicatriz prévia transversa em hemiabdome com cerca de 25cm, dissecção por planos até identificar a presença de três grandes aneis herniários com cerca de 3, 4 e 5 cm de diâmetro, isolamento e dissecção, mantendo a integridade do peritônio e síntese dos anéis herniários. Realizada a colocação de tela de polipropileno subaponeurótica (supra peritoneal) e fixada em aponeurose de músculo reto com prolene 0-0 e pontos em U. Além de colocação de dreno hemovac supra aponeurótico seguido de síntese por planos.

Discussão

Sabidamente o diagnóstico de hérnia ventral e inguinal é realizado sem muita dificuldade. Porém, neste caso, houveram vários obstáculos. Primeiramente, em relação ao diagnóstico, pois o paciente já havia sido submetido a 9 cirurgias abdominais e por isso as relações anatômicas já se encontravam bastante alteradas. Segundamente, em relação à técnica cirúrgica utilizada, devido a indisponibilidade da tela de polidioxanona (Proceed) na secretaria de saúde, utilizando-se como alternativa a tela de polipropileno subaponeurótica.

Palavras Chave

HERNIA, INCISIONAL, DESAFIO

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

COMPLEXO HOSPITALAR DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

EUDES CARVALHO ASSIS FILHO, MARCIO APODACA-RUEDA, LUCAS AUGUSTO CAMILO, PATRICIA HARUMI HIRATA, HELBERT MINUNCIO PEREIRA GOMES, JONATHAN SUYAN SOUSA ANDRADE, CRISTIAN RENE ARCIENEGA ZAMBRANA