Dados do Trabalho


Título

DESIGN THINKING NA CRIAÇAO DE UM MODELO DE TREINAMENTO EM MICROCIRURGIA

Objetivo

Usar os princípios do Design Thinking (DT) para criação de um modelo de treinamento em Microcirurgia.

Método

Foi empregado DT para a elaboração de protótipos e para validar os conceitos e a funcionalidade do dispositivo para treinamento de técnicas microcirúrgicas. Tendo como base os três principais pilares do DT: Empatia, Colaboração e Experimentação; a criação do protótipo do dispositivo de treinamento foi definida em 4 fases: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. A primeira fase, “Descobrir”, foi fundamentada na coleta de informações por três aspectos: entrevistas com profissionais da área, pesquisa bibliográfica usando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e bancos de patentes e, por último, a criação de um cenário de simulação. Na próxima fase, “Definir”, foram estabelecidos os critérios do modelo a ser desenvolvido a partir das informações obtidas. A terceira fase, “Desenvolver” foi iniciada com base nas fases anteriores e contou com a participação de um engenheiro mecânico para a elaboração do protótipo. A última fase, “Entregar”, consistiu na elaboração do protótipo para treinamento de técnicas microcirúrgicas idealizado e de sua descrição na planilha do modelo patente Canvas.

Resultados

Na primeira fase foi possível identificar as principais dificuldades em realizar a técnica microcirúrgica e as habilidades necessárias para execução dos procedimentos. A pesquisa desk possibilitou o conhecimento dos diversos modelos de treinamento já existentes e os materiais e dispositivos disponíveis. No cenário de simulação, pode-se entender e vivenciar o processo de aprendizagem envolvido na técnica. Com a segunda fase, os principais critérios para o desenvolvimento do dispositivo foram definidos e a partir disso, a fase de desenvolvimento foi iniciada. Nesta, sessões de brainstorming foram feitas entre os autores do presente estudo e o engenheiro mecânico. Por último, o protótipo foi então elaborado.

Conclusões

Foi desenvolvido um dispositivo de treinamento sintético em técnicas microcirúrgicas utilizando o DT.

Palavras Chave

Design Thinking, treinamento, microcirurgia.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo / EPM - Escola Paulista de Medina - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriela Fernanda Riboli, Pedro Norton Gonçalves Dias, Roney Gonçalves Fechine Feitosa, Élvio Bueno Garcia, Juan Carlos Montano Pedroso , Lydia Masako Ferreira