Dados do Trabalho


Título

NOVA PERSPECTIVA FRENTE A METASTASE DE CANCER COLORRETAL: VENENO DA ABELHA APIS MELIFERA

Objetivo

O câncer colorretal é uma das principais causas de morbimortalidade na sociedade. É o quarto tipo de câncer mais incidente no Brasil e o terceiro em mortes no mundo. Se trata de uma patologia estirpável quando diagnóstico precoce, no entanto, 21% dos casos são diagnosticados na doença metastática. Essa é vista em, aproximadamente, 11% dos casos e gera morbidades como dor óssea severa, fraturas, compressão espinal e hipercalcemia. O tratamento é de suporte, por meio do alívio da dor e quimioterapia, mas os resultados são precários devido a limitada ação da droga na metástase óssea. A Melitina tem demonstrado ação antiproliferativa, é uma substância derivada do veneno da abelha Apis melífera, a qual atua na indução de apoptose, citotoxicidade e inibição da proliferação celular de vários cânceres. No entanto, a toxicidade é alta estando a pesquisa atual direcionada para formas de drug delivery, para evitar os efeitos colaterais catastróficos. Como opção imediata, a via de administração intratumoral se faz uma alternativa à redução dos seus efeitos colaterais sistêmicos, a qual parece interessante, mas nunca foi utilizada. O objetivo da pesquisa é analisar a resposta antitumoral de carcinoma de cólon/células da linhagem HT-29 em modelo animal de metástase óssea frente ao uso da Melitina em via intratumoral.

Método

Foi realizado o xenoenxerto celular de carcinoma humano/HT-29 em camundongos Balb/c-nu em calota craniana. Após o crescimento do tumor foi realizado o tratamento com a Melitina por meio da injeção intratumoral, sendo avaliado diariamente o crescimento e o sofrimento dos animais, assim como efeitos colaterais da substância. Após a eutanásia, a análise histopatológica dos espécimes foi realizada.

Resultados

Obteve-se a redução da progressão tumoral após a injeção intratumoral e áreas de necrose celular foram notadas em âmbito macroscópico e microscópico.

Conclusões

A injeção intratumoral de Melitina apresenta resultados satisfatórios quanto ao seu potencial antiproliferativo confirmado em modelo animal de metástase óssea, sustentando os dados da estabilização tumoral. Com isso, pode-se concluir uma alternativa promissora de terapia adjuvante ao tratamento cirúrgico convencional frente ao quadro de câncer colorretal avançado.

Palavras Chave

neoplasias colorretais, metástase neoplásica, meliteno, modelos animais

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Isabela Dariva, Gabriela Comelli Zornoff, Denise Gonçalves Priolli, Maycon Giovani Santana, Giulia Carli Mendes, Juliana Mozer Sciani