Dados do Trabalho


Título

USO DE RETALHOS MIOCUTANEOS DE AVANÇO LATERAIS PARA RECONSTRUÇAO DO DORSO NASAL APOS MORDEDURA CANINA

Introdução

As mordeduras representam lesões comuns encontradas nas emergências dos hospitais, correspondendo de 0,3% a 1,1% dos atendimentos. As crianças são mais acometidas do que os adultos, sendo a maioria dos casos relacionadas como mordeduras por cães (80%-90%). Há uma larga porcentagem dessas mordidas na face (15%), principalmente nas regiões do nariz, orelhas, bochechas e lábios. O resultado dessas lesões são abrasões, punções, avulsões, ferimentos profundos, irregulares e lacerações, podendo haver ou não perda de substância, o que, na maioria das vezes, compromete severamente os padrões estéticos e funcionais das vítimas, sendo assim, necessário a intervenção do cirurgião plástico. O objetivo do estudo é apresentar o uso do retalho em avanço na reconstrução nasal após mordedura canina.

Relato de Caso

Paciente de 4 anos, masculino, vítima de trauma em nariz causado por mordedura canina, atendido no Hospital Municipal de Rio Verde. Observou-se diversas lacerações, dentre elas, pele macerada em dorso e a pontal nasal pediculada (presa e nutrida) somente pela columela. No entanto, não houve nenhum ferimento interno, mantendo-se o arcabouço cartilaginoso e a mucosa interna das narinas preservadas. Desta forma, a cirurgia reparadora foi realizada pela equipe de cirurgia plástica, utilizando anestesia geral balanceada (inalatória e venosa). Os procedimentos caracterizaram-se pelo desbridamento e limpeza das lesões, seguidas do reposicionamento de retalho traumático columelar da ponta nasal e confecção de retalhos miocutâneos laterais do dorso, com posterior avanço laterais destes após os descolamentos em planos submusculares. Por fim, realizado suturas com fios de Nylon 6-0. A antibioticoprofilaxia foi feita com uso de Cefazolina, no ambiente hospitalar, e para uso domiciliar, Cefadroxil por mais 4 dias e profilaxia antirrábica nos dias 0 e 3.

Discussão

Os retalhos cutâneos, diferentemente dos enxertos, são unidades de tecidos que são transferidos de um local doador para um local receptor, mantendo o seu próprio suprimento sanguíneo. Nessa perspectiva, estes são preferíveis aos enxertos cutâneos para reparação das perdas de substância, uma vez que apresentam maior semelhança de cor e textura da pele, mas também por não haver a necessidade de se causar uma segunda ferida operatória na área doadora do enxerto. Retalhos de avanço são aqueles nos quais o tecido doador é deslocado linearmente em direção ao defeito cirúrgico, sendo necessário o descolamento do tecido adjacente, para que haja o deslocamento do tecido com menor tração. No presente relato optou-se por esta técnica devido as vantagens elencadas pela literatura, apresentando um ótimo resultado, tanto funcional, quanto estético.

Palavras Chave

Cirurgia plástica, retalho miocutâneo, mordedura canina.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

UniRV - Goiás - Brasil

Autores

Nicole Nogueira Cardoso, Andressa Ribeiro da Costa, Gabriel Antunes Sousa Silva, Laine Ribeiro Antonelli, Adriany Brito Sousa, Daniel Martins Borges, Larissa Pereira Guerra, Luiz Gustavo Souza Manhães