Dados do Trabalho


Título

ANALGESIA PREEMPTIVA COM GABAPENTINA NO CONTROLE DA DOR POS TORACOTOMIA: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO PROSPECTIVO

Objetivo

A realização de toracotomias é procedimento frequente dentro das abordagens realizadas pela cirurgia torácica. Dentre as complicações mais comuns no pós operatório desse procedimento, a dor torácica no sítio operatório representa uma importante complicação. Sua incidência estimada gira em torno de 30 % em paciente submetidos a toracotomias. Neste contexto, novas medidas farmacológicas para controle efetivo da dor estão sendo instituidas. O termo preemptiva implica uma forma de analgesia que, iniciada antes do estímulo doloroso ser gerado, previne ou diminui a dor subsequente. Essa proposta terapêutica está relacionada ao menor desenvolvimento de dor neuropática e pode ser realizada a partir de uso de neurolépticos que atuam no sistema nervoso periférico e central, diminuindo a sensação de dor no perioperatório e levando a menor morbidade após a cirurgia.
OBJETIVO: avaliar o efeito da Gabapentina como analgesia preemptiva em paciente submetidos a toracotomias eletivas

Método

O estudo realizado consiste em um ensaio clínico randomizado, prospectivo e duplo cego. O ensaio foi realizada dentro do serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O estudo selecionou 18 pacientes, com idades entre 18 – 80 anos, de ambos os sexos e com submetidos a toracotomias eletivas com indicações variadas.
O procedimento cirúrgico foi padronizado, sendo realizada de toracotomia exploradora lateral seguindo técnica padronizada. O ato anestésico realizado em todos os pacientes consistiu em anestesia combinada com peridural por cateter e geral venosa total, sem uso de medicação pré anestésica sedativa.
Os pacientes serão divididos de forma randomizada em três grupos de intervenção: Anestesia peridural associado ao uso de Gabapentina do pré operatório; Anestesia peridural associado ao uso de Gabapentina no pré e pós operatório; Anestesia peridural sem uso de Gabapentina; Os pacientes do grupo A receberá Gabapentina somente 1 dias antes do procedimento na dose de 900 mg via oral.
Para análise da dor, os pacientes foram submetidos a questionário com escalas objetiva e subjetiva para dor (escala visual e numérica) nos períodos pré e pós operatório.Os resultados primários buscados no estudo são a presença de dor crônica no pós operatório e consumo de analgésicos/opióides no pós operatório. Resultados secundários presença de parestesia e retorno a atividades habituais.

Resultados

Os resultados preliminares dos 18 pacientes analisados evidenciaram a presença de menor incidência de dor aguda e crônica nos 12 pacientes submetidos ao uso da Gabapentina preemptiva, quando comparado ao uso do placebo no período perioperatório com relevância estatística ( p = 0,044). Não forma encontradas diferenças em relação ao uso de analgésicos/opióides e presença de outros sintomas entre os grupos

Conclusões

O uso da Gabapentina pode trazer benefícios no controle da dor aguda perioperátoria e evitar o surgimento de dor crônica no em paciente submetidos a toracotomias.

Palavras Chave

Gabapentina
Analgesia Preemptiva
Dor torácica crônica
Toracotomia

Área

TÓRAX

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

IGOR EDUARDO CAETANO FARIAS, ANA CATHATINA PEREIRA COUTINHO, GIOVANA CAMPORINI LEONELI, PAULO FABRÍCIO STANKE, ALDO PARODI, VICENTE DORNGAN, MARCIO BOTTER, ROBERTO SAAD JUNIOR