Dados do Trabalho
Título
GBA: GUIA DE BOLSO AUTOMATICO – FERRAMENTA CRIADA POR LIGA DE CLINICA CIRURGICA COMO METODO DE FIXAÇAO DO CONHECIMENTO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
O currículo médico de formação tradicional foi desenvolvido com o pressuposto de que a melhor forma de adquirir conhecimento médico seja através de disciplinas e conteúdos apresentados por especialistas nos assuntos, com o estudante como mero componente passivo do conteúdo ministrado. A simbiose dos recursos tecnológicos ao ensino médico, entretanto, modificou profundamente o cenário das graduações de Medicina, revolucionando a forma com que docentes e discentes lidam com o aprendizado. A ampla flexibilidade que os recursos digitais apresentam propicia o desenvolvimento de ferramentas alternativas de fixação do conteúdo, como simulações online, apresentações animadas e aplicativos interativos. Assim, objetivando sedimentar o conteúdo abordado em suas sessões científicas, uma liga acadêmica de clínica cirúrgica desenvolveu o Guia de Bolso Automático (GBA); uma ferramenta dinâmica e interativa que fornece um meio de fixação do conteúdo e revisões rápidas dos aspectos mais importantes.
Relato de Caso
O GBA consiste em uma ferramenta digital e interativa que visa fornecer suporte no aprendizado médico, principalmente de conteúdos com grande densidade de informações. O aplicativo apresenta uma funcionalidade dinâmica, em que estão presentes diversos tópicos com hiperlinks direcionando o usuário para o tópico desejado. O GBA, nesse sentido, foi construído por meio do software Microsoft PowerPoint, com slides de interface interativa, funcionando tal como um aplicativo de celular no qual o usuário consegue “clicar” e navegar pelos conteúdos abordados. Ademais, por ser construído em um aplicativo relativamente simples, possui compatibilidade para computadores e celulares, permitindo o acesso em qualquer plataforma digital. Em uma aplicação prática, os ligantes revisaram o conteúdo “Antibioticoterapia” no guia virtual, navegando em diversos tópicos: principais classes dos antibióticos, espectro de ação, uso clínico, classificação geral das bactérias, indicações e contraindicações. Em suma, o GBA propõe-se a fornecer um norte para os estudantes, seja como uma forma de abordar um conteúdo, seja como método de revisão, sendo limitado apenas pela criatividade do desenvolvedor.
Discussão
A Medicina é uma ciência em constante modificação e o médico necessita ser um indivíduo em constante aprendizado. Nesse contexto, as ferramentas tecnológicas surgem como um meio facilitador, em que o discente tem a possibilidade de um acesso quase ilimitado à informação. Assim, o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o GBA, que sistematizam e solidificam o conhecimento, representam um grande ganho na educação médica.
Palavras Chave
Ensino médico. Ensino médico e tecnologia. Aplicativos médicos.
Área
EDUCAÇÃO MÉDICA
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica - Bahia - Brasil
Autores
Márcio Andrade Barreto Filho , Maria Laís Silveira Mascarenhas , Amanda Marques Grecco Oliveira , Caroline Silva Novis, Rinaldo Antunes Barros