Dados do Trabalho


Título

REPARO DE DIASTASE DE MUSCULO RETO ABDOMINAL POR ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCOPICA ASSOCIADO A LIPOASPIRAÇAO: RELATO DE CASO

Introdução

Diástase dos músculos retos abdominais (DMRA) é, de acordo com a classificação de Beer, o afastamento maior que 2,2 cm das bordas do músculo reto abdominal. A obesidade e a gravidez são as principais causas relacionadas, uma vez que, geram a distensão da parede abdominal. A correção cirúrgica é essencial para contenção, reforço e redução de sintomas, se presentes. Associada a esse procedimento, a lipoaspiração proporciona uma melhor harmonia corporal, com melhora estética e uma maior satisfação do paciente.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 41 anos, com presença de diástase de músculo reto abdominal de 3,7 centímetros em ecografia. Paciente desejava a correção da diástase, porém, não queria o estigma de uma abdominoplastia, nem a presença de cicatrizes longas. Optou-se pela realização de plicatura da diástase do músculo reto abdominal por abordagem videolaparoscópica. O procedimento foi iniciado através de uma incisão transversa pela cicatriz de cesariana prévia, o tecido subcutâneo foi dissecado até alcançar a aponeurose anterior do músculo reto abdominal, onde são separados com cautério monopolar criando espaço suficiente para a colocação de um portal para a óptica e realização de pneumosubcutâneo com insuflação de CO2 entre a aponeurose e a gordura. O descolamento prosseguiu até a cicatriz umbilical, onde foi desinserida sua base no plano músculo aponeurótico, terminando o descolamento até o apêndice xifóide medialmente e rebordos costais lateralmente. Então, foram identificadas as bordas do músculo reto abdominal e realizada plicatura através de pontos simples em x com fio de prolene 2-0 e após segunda camada de sutura contínua com fio farpado. Realizou-se também lipoaspiração profunda do retalho abdominal e dos flancos e lipoaspiração superficial na linha média em região semilunar e cristas ilíacas, para acentuar as transições musculares e obter uma maior definição abdominal. Logo após, realizada refixação da cicatriz umbilical 1 cm abaixo da cicatriz anatômica. Realizados diversos pontos de Baroudi com fio absorvível Vicryl 3-0, para obliteração do espaço morto, sendo elas realizadas no mesmo plano da lipoaspiração superficial para demarcar as transições abdominais. Finalizando com ressecção de pequeno fuso de pele inferior e aumento da cicatriz da cesariana em 2 cm para cada lado, sutura por planos subcutâneo (Vicryl 3-0), derme profunda (Monocryl 3-0) e intra-dérmico (Monocryl 4-0). Paciente evoluiu sem seroma, deiscência de sutura e infecção. Com um ano de pós-operatório, com boa evolução e satisfeita com o resultado.

Discussão

Os procedimentos mais utilizados para reparo da DMRA são o uso de tela retromuscular ou a realização de dupla linha de suturas. Para pacientes com excesso de pele, a abdominoplastia associada oferece melhores resultados. Entretanto, um grande número não apresenta excesso de pele ou não deseja uma grande incisão em abdome inferior. As complicações no pós-operatório, normalmente, não são graves e englobam principalmente os seromas.

Palavras Chave

Diástase dos músculos retos abdominais, plicatura

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Giovanni Reveilleau Dallapicola, Eduarda Rodrigues Bonamigo, Ignacio Salonia Goldmann, João Vitor Dal Ponte Zatt, Bernardo Rivera Fernandes Severo, Stefano Almeida Thofehrn, João Maximiliano Pedron Martins, André Vicente Bigolin