Dados do Trabalho


Título

PERFURAÇAO EM SEGMENTO DE COLON SIGMOIDE EM PACIENTE COM DIAGNOSTICO DE COVID-19: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Covid19, doença infecciosa com origem na China, em sua grande maioria dos casos sintomáticos é de acometimento do sistema respiratório, porém já é sabido que, além dessas manifestações, pode apresentar complicações vasculares sendo uma delas a trombose mesentérica. Este relato de caso é sobre um paciente que apresentou abdome agudo perfurativo em sigmoide associado a infecção por Covid19.

Relato de Caso

R.M, masculino, 41 anos. Quadro suspeito de Covid19, realizado RT-PCR com resultado negativo. Após 4 dias, deu entrada em Pronto Socorro Universitário com dor abdominal intensa e difusa há 2 dias e piora naquele dia.
A tomografia (TC) de abdome indicou focos gasosos fora das alças e líquido na cavidade, sugerindo microperfuração. Optou-se por laparotomia exploradora (LE) onde foi encontrado líquido livre na cavidade e perfuração isolada em cólon sigmoide de 1cm. Realizado Sigmoidectomia a Hartmann e exteriorização de cólon descendente com maturação de colostomia em flanco esquerdo. O anatomopatológico (AP) indicou doença diverticular do cólon e peritonite aguda.
Na transição toracoabdominal, da mesma TC supracitada, havia áreas de consolidação multifocais em padrão de vidro-fosco de localização em lobo médio, inferior e língula. Com tal achado, foi optado por nova coleta de RT-PCR que se apresentou positivo.
No segundo pós operatório, evoluiu com isquemia e necrose de colostomia. Realizada nova LE, onde havia isquemia em cólon descendente desde colostomia até 10cm a montante. Optado por realização de colectomia segmentar com confecção de nova colostomia em flanco direito. Após o procedimento introduziu-se heparina de baixo peso molecular. Nesse mesmo dia, coletado D-dímero de 6,25ug/mL.
Paciente evoluiu com anasarca, edema e disserosação de alças. Realizado nova LE com enterectomia segmentar (ES) - em jejuno com anastomose mecânica e em íleo, manual - e confecção de peritoneostomia. Dias após, paciente apresentou fístula em anastomose ileal, sendo submetido a nova ES com anastomose mecânica.
Atualmente, paciente em leito de enfermaria, lucido orientado, contactuando, traqueostomizado em nebulização, com alimentação via sonda nasoenteral, em peritoneostomia e neuropatia do doente crítico.

Discussão

Manifestações intestinais podem ser observadas em 3,2% dos pacientes infectados pela Covid19, sendo que a isquemia intestinal tem incidência maior nesses pacientes quando comparados ao grupo não infectado.
O paciente descrito não apresenta hematopatologia prévia ou uso de medicações. O resultado do AP com doença diverticular do cólon poderia estar relacionado à perfuração do sigmoide, porém, o que advoga contra tal é a ausência de processo infeccioso ou inflamatório no sigmoide associado tanto no intraoperatório, quanto no resultado do AP. Além disso, após 2 dias da abordagem cirúrgica, o paciente apresentou isquemia e necrose da colostomia com segmento de aproximadamente 10cm inviável, corroborando hipótese de perfuração de sigmoide relacionada à eventos trombóticos da Covid19.

Palavras Chave

Tromboembolismo; trombose mesentérica; Covid-19.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Zara, Thomas Israel Dornelas, Juliana Giangiardi Batista, Debora Fontes Santos, Rodrigo Lavigne Gesteira Slaibi, Flavia Balsamo, Sergio Henrique Couto Horta, Sandra di Felice Boratto