Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇOES TARDIAS DE BYPASS GASTRICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

Bypass gástrico é um procedimento cirúrgico de restrição gástrica com confecção de um pouch gástrico e desabsorção. Mesmo com melhora significativa na qualidade de vida de pacientes obesos, algumas complicações (como sangramento na sutura, obstrução intestinal, úlceras marginais e fístulas gastrointestinais) podem ser causas de morbimortalidade.

Relato de Caso

Paciente feminino, 36 anos, histórico de alcoolismo e cirurgia bariátrica em Y de Roux há 3 anos. Deu entrada no setor de emergência com vômitos de frequência 4 vezes ao dia, coloração esverdeada e sem presença de restos alimentares e relato de dor abdominal difusa, em pontada e de intensidade 8/10 segundo a escala analógica da dor. Queixou-se, também, de flatos e obstipação há 7 dias. Ao exame físico: abdome globoso e flácido, ausculta abdominal com sinais de obstrução intestinal por ruídos hidroaéreos diminuídos e dor à palpação em toda região abdominal e sem sinais de irritação peritoneal (Blumberg negativo). Nos exames laboratoriais: apresentava anemia (hemácias: 9 g/dL) e leucocitose (15.000/mm³). Nos exames complementares: EDA com sinais de semi-oclusão alta, TC com ascite, flocos gasosos de permeio e pneumoperitônio com distensão líquida intestinal. Indicada laparoscopia exploratória, que evidenciou líquidos entéricos e úlcera labiada em parede do estômago excluso, tratada com desbridamento e síntese. No 5º dia do pós-operatório houve aumento do débito do dreno, peritonite e sinais de infecção de ferida operatória. Foi realizada nova abordagem cirúrgica onde se observou quantidade moderada de conteúdo entérico livre e úlcera em transição esofago-gástrica e perianastomótica, sendo feito o desbridamento e nova síntese. Realizou-se gastrectomia subtotal de fundo e corpo gástricos exclusos, esplenectomia e síntese da lesão em estômago funcional. Em decorrência da posição desfavorável da fístula, optou-se por não passagem de prótese. Paciente evoluiu com estabilidade hemodinâmica e declínio da infecção. Há dificuldade na terapêutica de complicações tardias de bypass gástrico, a exemplo de fístula esofago-gástrica e úlceras marginais na porção funcional do estômago.

Discussão

É imprescindível mudança no estilo de vida de pacientes submetidos a essa cirurgia, pois ela é fator de risco para a irritabilidade emocional, o que provoca a úlceras gástricas por estresse excessivo ou alimentação inadequada. Nesse contexto, esses indivíduos necessitam de assistência holística no pré e no pós-operatório com equipe multiprofissional.

Palavras Chave

Cirurgia de obesidade; Equipe multiprofissional; Cirurgia bariátrica em Y de Roux; Complicações;

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia - Brasil

Autores

Isabella Fernandes, Helder Moreira Borges Filho, Leticia Fernandes, Micael Cruz Santana, Thales Maia Teixeira