Dados do Trabalho


Título

HERNIA FEMORAL DE RICHTER COM SINAIS DE OCLUSAO INTESTINAL COMPLETA

Introdução

A hérnia de Richter é definida como a herniação da borda antimesentérica do intestino, e representa aproximadamente 10% de todas as hérnias abdominais, sendo uma condição rara. Sua clínica geralmente insidiosa, se apresenta como abdome agudo semioclusivo de longa duração, dificultando e atrasando seu diagnóstico.

Relato de Caso

Paciente NM, feminino, 76 anos, com quadro de dor abdominal difusa, iniciada há 10 dias, associada a parada de eliminação de fezes e flatos, abaulamento em fossa ilíaca direita e vômitos. Realizou exames laboratoriais sem alterações dignas de nota e tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve mostrando hérnia inguinal direita, com colo de cerca de 2,6 cm, contendo curto segmento de alça de íleo distal que apresenta paredes espessadas e moderada/acentuada distensão difusa de alças delgadas a montante, assim como da câmara gástrica. Realizada cirurgia no mesmo dia, no intraoperatório evidenciada alça de delgado herniada em canal femoral contendo apenas borda antimesentérica da alça. Feita correção do defeito utilizando técnica de McVay. No pos operatório, paciente evolui sem intercorrências recebendo alta no terceiro dia.

Discussão

Dentre as hérnias encarceradas, a hérnia de Richter representa apenas 5-15% dos casos.
Em relação a sua história e evolução, é uma condição que tende a ser diagnosticada tardiamente devido atraso do aparecimento dos sintomas, uma vez que há apenas uma oclusão parcial do intestino. No momento em que o paciente começa a apresentar manifestações clínicas, a maioria dos casos já se encontra em um estágio avançado, sendo umas das justificativas para o prognóstico reservado da grande maioria das hérnias de Richter.
Outro fator importante que influencia em sua morbidade quando comparada com outras hérnias encarceradas é sua rápida progressão para gangrena. A borda antimesentérica do intestino é a menos suprida por vasos colaterais. Além dessa, as outras complicações seriam abscessos, fístulas, peritonite e a síndrome de Fournier
Devido essa apresentação clínica insidiosa e sua rápida evolução, seu diagnóstico é difícil e urgente, sendo necessário exames complementares como USG e TC, os quais muitas vezes não nos dão um diagnóstico claro.
Na maioria dos casos apenas temos certeza do diagnóstico durante o intraoperatório, como foi no relato apresentado.
O tratamento varia de acordo com o quadro clínico e exame físico do paciente. Em assintomáticos a cirurgia pode ser eletiva, porém nas hérnias encarceradas o tratamento se torna urgente.
No relato de caso apresentado, mesmo após 10 dias de sintomatologia obstrutiva, não foram identificados sinais de sofrimento de alça, necessidade ressecção intestinal ou outras complicações. A paciente evolui bem durante toda internação, recebendo alta sem intercorrências no período.

Palavras Chave

Hérnia de Richter, hérnia femoral, hérnia encarcerada, abdome agudo oclusivo

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Completo Hospitalar Mandaqui - São Paulo - Brasil

Autores

Patrícia Harumi Hirata, Marcio Apodaca-Rueda, Eudes Carvalho Assis Filho, Helbert Minuncio Pereira Gomes, Lucas Augusto Camilo, Cristian Rene Arcienega Zambrana, Jonathan Suyan Sousa Andrade, Mauricio Andrade Azevedo