Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA DE LIGA ACADEMICA DE CLINICA CIRURGICA COM SESSOES CIENTIFICAS ATRAVES DE APLICATIVO DIGITAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Diante do atual contexto de pandemia e isolamento social, foi necessária uma readaptação em grande escala dos mais variados âmbitos. O ensino médico, reconhecido pela necessidade de discussões temáticas e aulas práticas, foi impactado em sua metodologia. Neste cenário, diversas ferramentas se provaram úteis para acadêmicos de medicina, fornecendo praticidade e versatilidade na transmissão de informações e conteúdos de grande importância na formação médica. Assim, tornaram-se possíveis discussões de casos clínicos, aulas teóricas e até mesmo provas teórico-prática em formato de OSCEs (Exame Clínico Objetivo Estruturado) em um ambiente completamente virtual. Destarte, a presente liga acadêmica de clínica cirúrgica acompanhou essas mudanças utilizando ferramentas online como forma de manter discussões de casos clínicos e aulas teóricas com as mais diversas temáticas.

Relato de Caso

Ainda que diante de um contexto atípico, as sessões científicas foram mantidas quinzenalmente, às quartas feiras, com início sempre às 18 horas e final às 20 horas. Para tanto, utilizou-se da ferramenta online “Google Meet” como suporte, que forneceu um meio versátil para as atividades da liga. As sessões ministradas pelos membros mantiveram a mesma qualidade que as presenciais, uma vez que o aplicativo concede o compartilhamento de telas em tempo real, permitindo que os ligantes desenvolvam suas aulas fazendo uso do recurso de PowerPoint. Concomitantemente, os outros ligantes interagiam através do chat ou microfone com dúvidas e considerações adicionais acerca dos assuntos. As temáticas abordadas ao longo desse semestre foram: Antibioticoterapia, Gasometria Arterial, Exames Laboratoriais, Suporte Básico e Avançado de Vida, Trauma Urológico, COVID-19 e Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto. Devido à praticidade da ferramenta online, tornou-se possível a participação de médicos especialistas na área, a exemplo da sessão de trauma urológico, que contou com a presença de um urologista que sanou dúvidas e compartilhou sua visão na prática durante apresentação ministrada pelos ligantes. Desse modo, o fato de o profissional não precisar se deslocar para comparecer à sessão foi um fator positivo que poderá, em breve, ser aplicado à dinâmica presencial da liga por meio de vídeo-conferências.

Discussão

Através do aprendizado teórico, das discussões de casos clínicos e da presença de especialistas na área, os ligantes tiveram a oportunidade de sedimentar e aprimorar seus conhecimentos sobre diversos temas pertinentes à clínica cirúrgica. Embora as sessões temáticas sejam em plataformas virtuais, o envolvimento dos membros da liga foi essencial para o sucesso do método. Ademais, a experiência com esse recurso digital refinou o raciocínio e conhecimento da clínica cirúrgica, fundamental para os acadêmicos do curso de medicina que almejam um dia serem cirurgiões.

Palavras Chave

Ensino médico. Aprendizagem. Ensino médico e tecnologia.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica - Bahia - Brasil

Autores

Márcio Andrade Barreto Filho , Maria Laís Silveira Mascarenhas , Amanda Marques Grecco Oliveira, Caroline Silva Novis, Rinaldo Antunes Barros