Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO DO INTESTINO DELGADO: RELATO DE CASO

Introdução

Os tumores neuroendócrinos intestinais (NET intestinais) constituem uma das neoplasias de histologia bem diferenciada e de crescimento indolente. Seu lugar mais comum de origem são as células enterocromafins encontradas nas criptas de Lieberkühn. A incidência dos NET intestinais variam de 0,28 a 0,8 por 100.000 habitantes. Sua distribuição no trato gastrointestinal não é consenso na literatura.

Relato de Caso

Paciente masculino, 59 anos, tabagista e ex-etilista, iniciou quadro de dor em flanco direito associado a melena e astenia com 45 dias de evolução, relato ainda de perda ponderal não quantificada. Intercorreu com hematoquezia seguida de lipotimia, quando procurou o atendimento médico de urgência.
Iniciada investigação da hemorragia digestiva do paciente por endoscopia digestiva alta, que não evidenciou alterações que justificassem o quadro. Prosseguimento da investigação por tomografia computadorizada de abdome e pelve que evidenciou espessamento parietal circunferencial em segmento do intestino delgado com extensão de aproximadamente 70 mm, podendo representar lesão infiltrativa. Foi realizada ainda uma colonoscopia sem demais comemorativos. Diante dos achados, a investigação do paciente foi completada com a realização de uma enterotomografia que visualizou a presença de tumoração, acúmulo de líquidos e ulceração parietal na transição jejuno-ileal, sem sangramento ativo e presença de linfonodo ilíaco à direita sugerindo neoplasia.
Foi optado assim pela realização de tratamento cirúrgico convencional. Ao inventário da cavidade abdominal foi observado lesão de aspecto neoplásica a cerca de 100 cm do ângulo de Treitz, não visualizados linfonodomegalia no mesentério. Ausência de ascite ou carcinomatose peritoneal, fígado e vesícula biliar sem alterações. Feito enterectomia segmentar de 15 cm de jejuno com margens livres e enteroanastomose latero-lateral em 02 planos. O estudo anatomopatológico revelou neoplasia maligna indiferenciada ulcerada e invasiva com diferenciação neuroendócrina comprometendo segmento de intestino delgado.

Discussão

O espectro de manifestações clínicas dos NET intestinais é muito amplo. Eles podem apresentar alterações relacionadas à síndrome carcinoide, por causa das substâncias liberadas na corrente sanguínea por esses tumores, em especial, a serotonina. E podem também apresentar alterações que se assemelham a achados de tumores não endócrinos.
Menos de 10% dos pacientes com NET vão apresentar síndrome carcinoide, os que mais apresentam são aqueles metastáticos, sobretudo para o fígado. Logo o diagnóstico raramente é feito antes do procedimento cirúrgico.
Na casuística apresentada é possível ilustrar tamanho dilema diagnóstico que é descrito na literatura.
Dessa forma é possível concluir que os métodos de imagem e uma equipe médica empenhada são fundamentais para que o diagnóstico de condições raras e com manifestações clínicas inespecíficas. O tratamento consiste-se na ressecção do segmento acometido quando não há metástases.

Palavras Chave

intestino delgado
tumor
síndrome carcinoide

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital Júlia Kubitschek - FHEMIG - Minas Gerais - Brasil

Autores

PAULO HENRIQUE MARCELINO AMARAL, Tarcisio Versiani Azevedo Filho, Filipe Peres Barreto, Débora Gandra Alvarenga, Sarah Oliveira Rocha, André Lana Pimenta, Victor Hugo Carvalho Foureaux, João Vitor Cotrim Gonçalves