Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR DIVERTICULO DE MECKEL CONTENDO POLIETILENOGLICOL: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

Introdução

O Divertículo de Meckel (DM) é causado pela falha do fechamento do ducto onfalomesentérico. Ocorre em cerca de 2% da população, predominante em meninos. A maioria dos pacientes são assintomáticos até que o divertículo se torne patológico. O diagnóstico pode ser feito por cintilografia, ultrassonografia, angiografia e cápsula endoscópica. O tratamento para o Meckel sintomático é cirúrgico, devendo ser feita a diverticulectomia. A metodologia deste trabalho constou de análise de prontuário e referências científicas levantadas nas bases de dados Scielo e Pubmed.

Relato de Caso

M.S.F., masculino, 4 anos, procurou Pronto Socorro por quadro de dor abdominal tipo cólica há 18 horas, de início súbito, associado à constipação e êmese, além de distensão abdominal progressiva. Administrado clister glicerinado, sem melhora do quadro. Afebril. Ao exame físico, abdome distendido, ruídos hidroaéreos diminuídos, doloroso à percussão e palpação em fossa ilíaca direita e hipogástrio. Ultrassonografia abdominal evidenciou importante distensão de alças, sem líquido livre na cavidade. Submetido à laparotomia exploradora, onde encontrou-se um divertículo de Meckel de base larga, preenchido por substância floculada, causando uma suboclusão à montante. Realizada a diverticulectomia com anastomose término-terminal.

Discussão

o Divertículo de Meckel (DM) é um divertículo verdadeiro, localizado a 60 cm da válvula íleo cecal, podendo conter mucosa heterotópica. Dor abdominal, sangramento gastrointestinal indolor e algumas complicações mais raras podem ocorrer, como obstrução intestinal, intussuscepção e perfuração. Contudo, a sintomatologia mais comum é o sangramento secundário a uma ulceração causada por secreção ácida em virtude de um tecido mucoso gástrico ectópico. O diagnóstico é dificultado, devido à sobreposição da clínica e dos exames de imagem com outras condições inflamatórias do abdome. Na infância, deve-se sempre levantar a suspeita de DM nos casos de sangramento gastrointestinal indolor e nas invaginações intestinais recorrentes. Devido às manifestações clínicas variadas na faixa etária pediátrica, continua sendo um desafio diagnóstico para os pediatras e cirurgiões pediátricos.

Palavras Chave

Meckel, divertículo, diverticulectomia

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Universidade de Marília - UNIMAR - São Paulo - Brasil

Autores

Marcela Amaro de Santana, Júlia Bazzo Sinatora, Paula Congro Michelone, Mayra Falcão de Oliveira, Ricardo Argollo Haber, Juliana Pascon dos Santos