Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA DE LITTRÉ UMBILICAL ESTRANGULADA - UM RELATO DE CASO

Introdução

Decorrente do fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico durante o período embrionário, o divertículo de Meckel é considerado a malformação mais comum do trato gastrointestinal, incidindo sobre 2% da população. Usualmente assintomático, apresenta complicações em aproximadamente 5% dos casos, podendo cursar com inflamação, obstrução, perfuração e sangramento. A protrusão deste divertículo através de um defeito da parede abdominal é denominado hérnia de Littré. Descrita pela primeira vez pelo médico francês Alexis de Littré em 1700, a hérnia de Littré é considerada um evento cirúrgico extremamente raro e tem seu diagnóstico geralmente realizado no intraoperatório. Seus locais anatômicos podem variar e normalmente envolvem as regiões inguinal (50%), femoral (20%) e inguinal (20%). No presente trabalho, relatamos o caso de uma hérnia de Littré umbilical estrangulada em paciente de 63 anos atendido no pronto atendimento do serviço de cirurgia geral de um hospital escola em São José do Rio Preto.

Relato de caso

Um homem de 63 anos, hipertenso e com diagnóstico prévio de hérnia umbilical há cerca de dois anos, foi admitido com história de dor intensa em região umbilical associada a parada da eliminação de fezes e flatos de surgimento há doze horas. Ao exame físico, apresentava hérnia umbilical com sinais de estrangulamento, portanto foi encaminhado ao centro cirúrgico imediatamente. Foi observada, no inventário da cavidade abdominal durante intraoperatório, a presença de divertículo de Meckel com sinais de necrose extensa no interior do saco herniário umbilical, além de posição anômala do ângulo de Treitz, que se encontrava a direita dos vasos mesentéricos e inúmeros divertículos em jejuno e cólon transverso. Foi optado, então, pela realização de enterectomia segmentar da porção acometida com posterior anastomose termino-terminal. O paciente foi encaminhado a unidade de terapia intensiva (UTI) no pós-operatório imediato, evoluindo com melhora clínica e alta hospitalar cinco dias após a admissão para acompanhamento ambulatorial.

Discussão

A hérnia de Littré é definida como a protrusão do divertículo de Meckel através de um defeito da parede abdominal e foi relatada pela primeira vez pelo médico francês Alexis de Littré. Pode aparecer em diversas topografias, como regiões inguinal (50%), femoral (20%) e umbilical (20%), dentre outras (10%). Predominante no sexo masculino, pode ser classificada em dois principais tipos: a verdadeira, quando contem apenas divertículo de Meckel em seu interior, e a combinada, quando há a presença de outras vísceras no saco herniário. O diagnóstico é realizado na maioria dos casos durante o ato cirúrgico, pois seus sintomas geralmente são inespecíficos e tardios. O tratamento é cirúrgico, devendo ser realizada a ressecção da porção afetada com posterior anastomose primária e correção do saco herniário a fim de evitar complicações futuras.

Palavras Chave

hérnia umbilical, Littré, enterectomia, Treitz anômalo, relato de caso

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

JESSICA ANDRADE FREIRE, MARCIA MARCONDES MACHADO, MARCO ANTONIO RIBEIRO FILHO, JULIA SARAIVA AVELINO SILVEIRA, NATALIA ORQUISIA LUZ HOESKER