Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA RECIDIVA DE COLANGIOCARCINOMA INTRA-HEPATICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

O colangiocarcinoma intra-hepático é um tumor maligno raro, sendo o segundo câncer hepático primário mais comum. A incidência está aumentando em todo mundo, tendo como principais fatores de risco: colangite esclerosante primária, HBV, HCV, doenças do trato biliar e cirrose.

Relato de Caso

Paciente V.M.D.A ♀, 52a, procedente de Cruzeiro do Sul- Acre, tabagista e portadora do VHB, em 2015 iniciou quadro de dor em HD associado à epigastralgia. Na TC de abdome, foi evidenciada imagem hipodensa, hipocaptante de contraste, medindo 4,9x3,8cm no seguimento IVB e V. Foi realizada biópsia hepática, em que a análise anatomopatológica demonstrou adenocarcinoma moderadamente diferenciado, de padrão tubular infiltrando o parênquima hepático. Foi iniciado tratamento adjuvante com oxaliplatina e solicitado RM de abdome para acompanhamento, que demonstrou área de contornos mal definidos, hiperintensa em T2 e hipocaptante de contraste, medindo 6,3x4,0cm no segmento V. Optou-se pela ressecção dos segmentos IVA, V e VI + linfadenectomia. A análise da imuno-histoquímica da peça cirúrgica correlacionado com os dados clínicos, fechou o diagnóstico como CCA intra-hepático estádio II (T2aN0M0). No PO paciente evoluiu assintomática, iniciando o tratamento adjuvante com RT e continuidade da QT por 6m. A paciente evoluía clinicamente bem, sem sinais de doença e marcador tumoral estável. Contudo, após 3a e 5m, paciente retornou com queixa de desconforto em QSD com piora após alimentação, inapetência e episódios de prurido. TC de abdômen revelou duas lesões nodulares de contornos irregulares, hiperrealçantes e wash-out tardio, sendo uma localizada na transição entre os segmentos IV e VIII, medindo 3,5cm de diâmetro, e outra na região anterior do segmento II, medindo 2,6cm, além de pequeno foco de realce nodular na região superior do segmento VII, medindo cerca de 1cm, caracterizando-se recidiva da doença. Nesse sentido, foi realizada a segmentectomia dos segmentos IVB, VII e VIII e nodulectomia entre o segmento II e III. No PO paciente apresentou boa evolução, recebendo alta e realizará acompanhamento ambulatorial.

Discussão

A ressecção agressiva, com margens negativas (R0) associado a linfadenectomia regional é considerada a única forma de tratamento potencialmente curativa para o colangiocarcinoma intra-hepático, aumentando a sobrevida a longo prazo após o diagnóstico. Sabe-se que a taxa de recidiva é alta, dessa forma o seu tratamento deve ser decidido de forma multidisciplinar. As ressecções de repetição apresentam aumento da sobrevida em pacientes altamente selecionados e que não apresentam contraindicações. Para pacientes que não são candidatos de re-ressecção, pode-se utilizar terapias alternativas. Portanto, torna-se imprescindível o diagnóstico do iCCA em estágio inicial, sendo necessária investigações adicionais para novos biomarcadores, fatores de risco, principalmente na Amazônia Ocidental, região endêmica para hepatites virais.

Palavras Chave

Colangiocarcinoma,
Hepatectomia
Nodulectomia
Amazônia Ocidental

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Universidade Federal do Acre - Acre - Brasil

Autores

Viktor Dias Magalhães, Isabelle Martins Nobrega, Thayslene De Carvalho Barbosa, Edson Izidorio Silva Junior, Nilton Ghiotti De Siqueira, Aloysio Ikaro Martins Coelho Costa