Dados do Trabalho
Título
MUDANÇAS NO ENSINO DE UMA LIGA DE EMERGENCIAS PRE-HOSPITALARES EM TEMPOS DE COVID: UM RELATO DE CASO
Introdução
Segundo o Ministério da Educação, as atividades complementares são essenciais à formação médica. Nesse cenário, a fim de agregar à graduação, surgem as Ligas Acadêmicas. O contexto pandêmico, todavia, impôs barreiras na dinâmica habitual dessas ligas e, para a Liga Acadêmica de Emergências Pré-Hospitalares (LAEPH), não foi diferente. O alcance dos mesmos objetivos em meio a um cenário ímpar requereu abordagens inovadoras. Assim, as atividades que outrora eram realizadas presencialmente careceram de adaptações, como a adoção do modelo telepresencial. Nesse contexto de ensino à distância (EAD), a transmissão de conhecimento é, em geral, insatisfatória. Surge, então, a necessidade de adesão a ferramentas que otimizem o aprendizado teórico-prático e interpessoal.
Relato de Caso
O contexto pré-pandemia baseava-se em sessões presenciais pautadas em metodologias ativas. O conhecimento teórico era construído por meio de aulas semanais que abordavam os principais temas do atendimento pré-hospitalar, além de cursos ministrados pelos ligantes. O aspecto prático era fundamentado na realização de simulações e capacitações práticas. Por outro lado, no âmbito interpessoal, as sessões promoviam a integração dos ligantes. Já na esfera da pandemia, em meio à virtualização das relações humanas, houveram adaptações nas metodologias utilizadas. No que tange à teoria, são gravadas vídeo-aulas sobre uma temática pré-estabelecida e, depois, há o aprofundamento desses conteúdos telepresencialmente. Durante esse encontro, ocorre a resolução de questões de residência para fixação do conhecimento. Em acréscimo, os responsáveis pela sessão elaboram questões sobre o tema da aula para medir o desempenho dos ligantes, além de materiais educativos, como flashcards. No âmbito prático, há o atendimento narrado de um caso clínico. Além disso, existe a prática do feedback que, através do balanço de erros e acertos, permite uma análise frequente da influência do EAD na qualidade do conteúdo passado. Por fim, para evitar perdas no âmbito interpessoal, foram instituídas medidas como a manutenção da câmera ligada durante a reunião, e a divisão de equipes distintas para diferentes projetos, visando à aproximação dos ligantes.
Discussão
A despeito das perdas sofridas, a educação médica também obteve benefícios. A LAEPH, então, buscou se reinventar, visando à manutenção da qualidade dos projetos desenvolvidos. Dentre os principais obstáculos, há o distanciamento das relações interpessoais, prejuízos à aquisição de competências relacionadas à docência e ao aprendizado prático, fundamental ao ganho de habilidades para o ambiente de emergência. Em contrapartida, existe maior flexibilidade quanto ao tempo e aprofundamento através de métodos de revisão e discussão de artigos, além de feedback constante, que melhora a qualidade das sessões. Assim, visto a imensidão de vantagens dessas metodologias, vêm sido discutido maneiras de integrar esses recursos mesmo após o término da pandemia.
Palavras Chave
Ensino Médico. Educação a distância. COVID-19.
Área
EDUCAÇÃO MÉDICA
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
Gabriela Malaquias Barreto Gomes, Fernando Muti Carvalho, Larissa Melo Targino, Ana Beatriz de Oliveira Andrade, Beatriz Silva Silveira, Tauá Vieira Bahia