Dados do Trabalho


Título

TERATOMA MALIGNO DE ADRENAL SINCRONICO A CARCINOMA RENAL DE CELULAS CLARAS: UM RELATO DE CASO

Introdução

Teratomas são tumores de células germinativas que raramente acometem tecidos não-gonadais, podendo ser malignos ou benignos. Teratomas de adrenal são ainda mais raros, com 18 casos que definitivamente obtiveram o diagnóstico relatados em adultos na literatura atual. Destes, 7 obtiveram seguimento completo e mostraram bom prognóstico. O tumor deve ser ressecado cirurgicamente e se mostrou insensível à quimioterapia e radioterapia nos relatos existentes. As manifestações clínicas costumam ser tardias e inespecíficas, ocorrendo apenas dor nos locais comprimidos pela massa e efeitos sistêmicos dessas compressões. O diagnóstico da patologia no pré-operatório é muito difícil e só é confirmado após análise histopatológica da peça cirúrgica.

Relato de Caso

Paciente feminina, 70 anos, assintomática, foi encaminhada pela endocrinologista ao urologista por um achado incidental em tomografia computadorizada de massa de 6cm em adrenal esquerda associada a massa renal direita sugestiva de neoplasia. Sua história médica pregressa incluía um carcinoma papilífero de tireoide com metástase pleural. Foi decidido abordagem de ambas as massas em um único tempo, por videolaparoscopia. A paciente evoluiu bem, com alta em segundo dia de pós-operatório. O resultado da análise histopatológica foi um teratoma maligno de adrenal, com componentes epiteliais, proliferação mesenquimal e células gigantes do tipo osteoclasto. A análise renal apresentou características anatomopatológicas de um carcinoma renal de células claras, corroborando com a hipótese diagnóstica do exame de imagem. Atualmente, um ano após a cirurgia, a paciente segue em acompanhamento com a equipe da urologia que realizou a cirurgia, sem recidiva e sem outras comorbidades.

Discussão

A paciente em questão era assintomática, tendo sido diagnosticada por achado incidental em exame de imagem, o que é compatível com outros relatos de massas do mesmo tamanho. Esse caso possui um componente que aumenta sua raridade: um carcinoma renal de células claras se desenvolveu sincronicamente ao teratoma de adrenal, contralateralmente. Ademais, a paciente já havia tratado um tumor papilífero de tireoide com metástase pulmonar. A videolaparoscopia, sendo a primeira linha de tratamento, se mostrou eficaz nesse caso, tanto para tratamento do teratoma maligno de adrenal quanto para o tratamento do carcinoma renal de células claras. A abordagem do rim contralateral foi facilitada pela escolha do método, além da redução de morbidade no pós-operatório e redução do tempo de internação.

Palavras Chave

Teratoma de Adrenal, Tumor Sincrônico, Miscelânea

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Giovanna Drummond Blanco, Guilherme Lang Motta, Thizá Londero, Edgar Santin, Diogo de Araújo Medeiros, Augusto Ramos do Prado, Leopoldo Pompeo Weber, Bruna Zanette Aragão