Dados do Trabalho


Título

HERNIA DIAFRAGMATICA DE MORGANI: A IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL FRENTE A APRESENTAÇAO TARDIA DA PATOLOGIA. RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA.

Introdução

A hérnia diafragmática congênita é definida como a ausência de desenvolvimento de parte ou da totalidade de uma hemicúpula diafragmática. É mais frequente à esquerda (80%) e cerca de 30% dos pacientes apresentam anomalias cromossômicas associadas. As hérnias de Morgani, resultam de um defeito no segmento anterior, entre a origem costal e esternal do diafragma. Representam apenas 1 a 2% das HDC e ocorrem em mais de 90% dos casos à direita. Este presente estudo tem por objetivo relatar o caso de um lactente de 1 ano com sintomas respiratórios recorrentes. Diante de um dos episódios, foi realizada investigação radiológica sendo identificada hérnia diafragmática tardia. Além disso, objetivamos apresentar uma revisão de literatura sobre a importância do diagnóstico diferencial da hérnia diafragmática.

Relato de Caso

M.S.R., sexo masculino, 1 ano, apresentava sintomas respiratórios recorrentes desde os 3 meses, principalmente com taquipnéia e tiragem intercostal constantes. Diante de um quadro gripal, procurou PS onde foi realizado RX de tórax coniderado “normal”. Após investigação por imagem, mais aprofundada para o quadro respiratório, foi identificada uma hérnia diafragmática, sendo encaminhado ao serviço de cirurgia pediátrica. Ao exame físico, apresentava pectus carinatum, tiragem intercostal e abdome levemente escavado. Indicada a correção cirúrgica, realizada através de laparotomia longitudinal supraumbilical, sendo identificado grande defeito na cúpula diafragmática anterior à direita (hernia de Morgani) contendo cólon transverso e estômago, adentrando no mediastino anterior. Realizada ressecção de membrana pleuroparietal e plicatura da borda diafragmática na parede anterior. Como foi identificado má rotação intestinal, realizada apendicectomia no mesmo tempo cirúrgico. Lactente não apresentava nenhuma outra má-formação no trato digestório. Evoluiu de maneira satisfatória, permanecendo assintomático do ponto de vista respiratório, com melhora do aspecto do pectus carinatum.

Discussão

A hérnia diafragmática de Morgani por ser de localização anterior, raramente causa hipoplasia ou hipertensão pulmonar, sendo responsável por apresentações tardias, com sintomas respiratórios crônicos ou agudizados. O diagnóstico diferencial com patologias intrapleurais, é de extrema importância, pois a interpretação incorreta do RX de tórax pode resultar em equívoco e conduta terapêutica ineficaz.

Palavras Chave

hérnia diafragmática; Morgani.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Universidade de Marília - UNIMAR - São Paulo - Brasil

Autores

Marcela Amaro de Santana, Júlia Bazzo Sinatora, Ricardo Argollo Haber, Juliana Pascon dos Santos