Dados do Trabalho


Título

RETALHO MUSCULOCUTANEO DE TENSOR DA FASCIA LATA PARA COBERTURA DE ULCERA POR PRESSAO APOS FRATURA DE FEMUR E LESAO RAQUIMEDULAR – RELATO DE CASO

Introdução

Proeminências ósseas da pelve, como o trocanter maior do fêmur, são relevantes na formação das úlceras por pressão, com risco aumentado em pacientes após intervenção ortopédica ou com lesão medular. Segundo a National Pressure Ulcer Advisory Panel as úlceras são descritas em quatro estágios; no estágio IV há perda total de tecido com músculo, tendão ou osso exposto. Para tal tratamento em região isquiática e trocantérica, Nahai et al. introduziu o retalho do músculo tensor da fáscia lata, o qual tem origem na crista ilíaca e inserção no côndilo lateral da tíbia; sua inervação se dá pelo nervo glúteo superior; sua irrigação é pelo ramo ascendente ou transverso da artéria femoral circunflexa lateral (AFCL), e o tipo de suprimento sanguíneo do retalho, conforme classificação de Mathes-Nahai, é o de um pedículo vascular dominante (tipo I). É um retalho versátil, com bom alcance, e que oferece morbidade mínima da área doadora. Pode conter pele, subcutâneo, fáscia e músculo; tem base vascular confiável e permite arco de rotação anterior ou posterior. Proporciona proteção em pacientes paraplégicos, por evitar a recorrência de úlceras por pressão e melhorar a sensação de preenchimento.

Relato de Caso

Paciente A.O.S, masculino, 41 anos, paraplégico devido a acidente automobilístico. Possuía fratura com exposição e deslocamento lateral da porção proximal do fêmur direito, gerando aumento de pressão sobre a área afetada e consequente úlcera de difícil fechamento. Optou-se pela realização de retalho de rotação do tensor da fáscia lata para cobertura do defeito. Iniciou-se o procedimento com o paciente deitado em posição semilateral, a margem anterior do retalho foi decidida através de uma linha que ligava a crista ilíaca ântero-superior e o côndilo lateral tibial. A borda posterior do retalho era representada pelo trocânter maior do fêmur, a borda superior pela crista ilíaca e a borda inferior a 9 cm da linha articular. A borda inferior do retalho foi incisada primeiro, seguida pelas bordas anterior e posterior. A dissecção foi realizada na direção distal para proximal no plano subfascial, assim, levantando o retalho até o ponto de rotação que representa o pedículo dominante com o ramo ascendente da artéria circunflexa femoral lateral. O retalho foi então rotacionado do eixo anterior para posterior e realizada a cobertura total do defeito. Realizada enxertia da área doadora com pele parcial da perna homolateral. Não houve necessidade de cirurgia secundária para revisão.

Discussão

A reconstrução nas úlceras por pressão estágio IV pode ser bem manejada por meio de retalhos musculocutâneos locais. No caso apresentado, em vista do local da lesão e da paraplegia do paciente, o tensor da fáscia foi uma excelente opção, haja vista a segurança do pedículo vascular deste retalho, a quantidade de tecido que dispõe, mínima sequela da área doadora, e a proteção no paciente paraplégico, de modo a prevenir recorrências e propiciar conforto.

Palavras Chave

Mathes-Naha, Úlcera por pressão, retalho do músculo tensor da fáscia lata

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital Dom João Becker - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Marina Slongo, Ignacio Salonia Goldmann, Bernardo Rivera Fernandes Severo, Eduarda Rodrigues Bonamigo, Giovanni Reveilleau Dallapicola, Stefano Almeida Thofehrn, Carolina Bueno Luzardo, Vinicius Franchini Torres