Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE RAPUNZEL: TRICOBEZOAR COMO CAUSA DE OBSTRUÇÃO GÁSTRICA

Introdução

O termo bezoar refere-se ao acúmulo de substâncias estranhas indigeríveis ao longo do tubo digestivo, mais comumente encontradas no estômago e porções proximais do delgado. Podem apresentar diversas composições, porém as mais conhecidas, correspondem ao tricobezoar e ao fitobezoar. Sua formação está associada a fatores como a mastigação deficiente, estados pós gastrectomia, perturbações psiquiátricas e distúrbios da motilidade. Os sintomas mais frequentes são dor abdominal, dispepsia e intolerância alimentar. Ocorre também halitose, devido putrefação do material no estômago. Em 88% dos pacientes com tricobezoares, palpa-se uma massa abdominal em região epigástrica, relativamente móvel e dolorosa. Os tricobezoares foram descritos pela primeira vez em 1968, como “Síndrome de Rapunzel”. Estes são mais resistentes ao tratamento pelos métodos habituais e, geralmente, são tão volumosos, requerendo, frequentemente procedimento cirúrgico.

Relato de Caso

Adolescente de 14 anos de idade, feminina, relatou início de dor abdominal, náuseas, vômitos e hiporexia há 6 meses, com piora progressiva dos sintomas nos últimos 20 dias. Alegou também perda de peso, aproximadamente 9 kg desde o início dos sintomas e queda de cabelos, observada nos últimos meses e relatou ainda ingestão de cabelos quando estressada.
Ao exame físico, observava-se, mucosas normocoradas, acianóticas, anictéricas, hemodinamicamente estável, porém apresentava diminuição da massa muscular. No couro cabeludo, havia rarefação capilar em região temporal e occipital. O abdome apresentava-se normotenso com massa palpável localizada em epigástrio. Ultrassonografia abdominal: massa sólida em região epigástrica deslocando lateralmente o fígado e rebaixando o cólon transverso. A tomografia evidenciou achados compatíveis com volumosa formação de aspecto enovelado e heterogênea, ocupando grande parte do lúmen gástrico. A endoscopia digestiva alta demonstrou um emaranhado de cabelos ocupando toda a grande curvatura do estômago até a região pré-pilórica. Duodeno e segunda porção duodenal encontravam-se -se endoscopicamente normais.

Discussão

Os tricobezoares são habitualmente tratados com método conservador por endoscopia, entretanto, aqueles volumosos e impactados no lúmen gástrico, frequentemente são tratados por operações. Neste caso, foi realizada uma avaliação criteriosa dos exames de imagem e a impossibilidade de remoção por via endoscópica, a paciente foi submetida a intervenção cirúrgica. Realizada laparotomia mediana supra umbilical, gastrototomia longitudinal de 6 cm em parede anterior, dissecção até a mucosa gástrica, onde evidenciou-se massa composta por grande quantidade de fios de cabelos “moldando todo o estômago” e se estendendo até o duodeno, recoberta por fibrina e com odor fétido. Foi feita a retirada manual do corpo estranho com posterior lavagem da cavidade gástrica e remoção de "debris". Posteriormente, o estômago foi submetido a rafia em dois planos e a sonda nasogástrica foi deixada aberta por quatro dias.

Palavras Chave

As palavras chaves são gastrotomia, ingestão de cabelos, emaranhados de cabelos, laparatomia mediana supra umbilical

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Faminas bh - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cirênio de Almeida Barbosa, Deborah Campos Oliveira, Debora Helena Cunha , Wilson Santana Silva júnior , Paula Souza Lage , Adéblio José Cunha , Tuian Santiago Cerqueira , Vanessa Thais Andrade Glória