Dados do Trabalho


Título

CISTO REACIONAL DE PAREDE ABDOMINAL APÓS HERNIOPLASTIA VENTRAL SIMULANDO TUMOR DESMÓIDE

Introdução

O cisto reacional de parede abdominal pós hernioplastia incisional, em decorrência, da utilização de uma tela é uma complicação extremamente rara.

Relato de Caso

Paciente de 66 anos, do gênero feminino, apresentando cisto de parede abdominal grande, desencadeando efeito compressivo supravesical associada a queixa de incontinência urinária. Paciente há 1 ano submetida a hernioplastia incisional mediana com tela de polipropileno. Nos exames de imagem (ultrassonografia de abdome total e tomografia computadorizada de abdome e pelve) observava-se cisto em região subcutânea de 20 cm x 17 cm em suas maiores dimensões. Submetida à exérese do cisto associada a dermolipectomia com colocação de dreno Porto Vac. O anátomo-patológico resultava em lesão cística com parede constituída por tecido conjuntivo denso hialinizado, com múltiplos granulomas de corpo estranho, deposição de hemossiderina, reação xantomatosa e infiltrado inflamatório crônico; no interior fibrina e hemácias; ausência de sinais de malignidade. Paciente recebeu alta no 2ºPO e retornou no 7º PO, com boa evolução sendo retirados pontos de sutura e dreno. Em acompanhamento ambulatorial com último retorno no 4º mês de pós-operatório, sem alterações e queixas.

Discussão

Apesar de rara, a incidência do cisto abdominal ou pseudocisto por hernioplastia incisional, pode acarretar desconforto estético e/ou funcional ou até simular um tumor desmóide nestes pacientes. Sempre que possível, levando em consideração as condições clínicas do indivíduo, indica-se a retirada completa da formação cística fibrosa com a tela prévia, com o objetivo de proporcionar a resolução completa do caso e dar uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Palavras Chave

Cisto de Parede Abdominal, Abaulamento Abdominal, Tumoração de Parede Abdominal.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Complexo Hospitalar do Mandaqui - São Paulo - Brasil

Autores

Carolina Zen Jannes, Maurício Andrade Azevedo, Alecsander Rodriguez Ojea