Dados do Trabalho


Título

BALAO DE OCLUSAO ENDOVASCULAR DA AORTA PARA RESSUSCITAÇAO VERSUS TORACOTOMIA DE REANIMAÇAO

Objetivo

Sangramento maciço é uma das causas de morbimortalidade para pacientes admitidos por trauma. O balão de oclusão endovascular da aorta para ressuscitação emergiu como uma alternativa à toracotomia de reanimação em pacientes hemorrágicos. O presente estudo busca verificar a existência de vantagens e/ou desvantagens entre o uso do balão de oclusão endovascular da aorta e a toracotomia de reanimação.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática. Foi realizada uma busca nas Bases de dados eletrônicas (MEDLINE acessada via PubMed, BVS, e Cochrane Lybrary) utilizando os termos MeSH "balloon occlusion” e “shock, hemorrhagic”. Os critérios de inclusão basearam-se em estudos que comparavam o uso do balão de oclusão endovascular da aorta com a toracotomia de reanimação em pacientes com choque hemorrágico. Foram excluídos relatos de caso, artigos de opinião, relatos de experiências subjetivas, trabalhos duplicados, artigos sem texto integral disponível e publicados a mais de 5 anos. Um total de 5 trabalhos responderam satisfatoriamente aos objetivos propostos sendo 2 revisões sistemáticas com metanálise, 2 estudos observacionais e 1 estudo retrospectivo. A limitação deste estudo foi a heterogeneidade das amostras e das características metodológicas.

Resultados

A literatura analisada mostrou superioridade para o uso do balão de oclusão endovascular da aorta para ressuscitação, com menor mortalidade em pacientes com hemorragia torácica quando comparada à toracotomia ressuscitadora. Um estudo observacional encontrou fração de compressão cardíaca média em pacientes com balão de oclusão endovascular da aorta significativamente melhor em relação aos submetidos à toracotomia ressuscitadora, bem como menor tempo de interrupções das compressões cardíacas. Uma revisão sistemática com meta-analise que trabalhou com um total de 1276 pacientes constatou que o risco de mortalidade é significativamente menor entre os pacientes submetidos ao balão de oclusão endovascular da aorta para ressuscitação em comparação com aqueles submetidos à toracotomia de reanimação. Outro estudo demonstrou melhora da sobrevida global e menos mortes precoces em comparação com os pacientes submetidos à toracotomia de reanimação.

Conclusões

Com base nos dados encontrados, conclui-se que o uso do balão de oclusão endovascular da aorta para ressuscitação está relacionado à maior sobrevida de pacientes com choque hemorrágico quando comparada à toracotomia de reanimação.

Palavras Chave

Balloon Occlusion; Shock Hemorrhagic; Resuscitation; Endovascular Procedures

Área

TRAUMA

Instituições

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Paraná - Brasil

Autores

MARIELLE NEIVA DA SILVA, MAIRA LUISA NEIVA DA SILVA