Dados do Trabalho


Título

LESAO DE DUCTO TORACICO POR FERIMENTO CERVICAL PENETRANTE. RELATO DE CASO

Introdução

A lesão de ducto torácico cervical em traumas penetrantes é rara, sendo mais descrita como complicação de cirurgias cervicais eletivas ¹ˉ³. Relatamos caso de ferimento por arma branca à esquerda, tratado com cervicotomia exploradora e ligadura de ducto torácico cervical. A dificuldade do diagnóstico precoce é discutida a partir da análise de outras séries de casos.

Relato de Caso

Paciente masculino de 45 anos, sem comorbidades, foi trazido ao pronto-socorro por ferimento penetrante cervical em Zona II, à esquerda, por arma branca. No primeiro atendimento, o paciente encontrava-se estável e com sangramento ativo, sendo indicada a cervicotomia. No ato operatório: a veia jugular externa foi ligada; identificou-se o plexo braquial com lesão parcial, não corrigida na urgência; e havia extravasamento de líquido quiloso, indicando lesão do ducto torácico em sua curvatura cervical. Essa lesão foi tratada com ligadura e drenagem cervical. O paciente recebeu alta no terceiro dia de pós-operatório e foi submetido a neurorrafia após uma semana. Mantém acompanhamento ambulatorial há 4 meses, sem sinais de complicação tardia.

Discussão

A identificação de lesão de ducto torácico em ferimentos penetrantes cervicais é rara. Em uma revisão de literatura do período entre 1944 e 1994, Whiteford⁴ encontrou 71 casos registrados em língua inglesa, com taxa de incidência de 0,9%, sendo resultado principalmente de ferimentos das Zonas I e II. Essa prevalência é compatível com series posteriores, com valores de 0,8%⁵̛͗ e 0,6%⁶. Nas séries avaliadas por Whiteford⁴ o diagnóstico de ferimento de ducto torácico foi feito majoritariamente (90,2%) por meio de exploração cervical. Esses casos situam-se na segunda metade do século XX, período em que a cervicotomia mandatória era a principal conduta. Com a sua progressiva redução ⁷, a questão do diagnóstico das lesões de ducto torácico torna-se relevante. Ao analisar a quantidade não desprezível de manifestações posteriores ao primeiro atendimento e o aumento do tratamento não operatório, é possível depreender que o número de lesões de ducto torácico com diagnóstico tardio tende a crescer. A lesão desapercebida de ducto torácico traduz-se na formação de quiloma com posterior fistulização pela ferida operatória/dreno, ou na formação de quilotórax quando ocorre lesão de pleura apical. Há aumento de morbi-mortalidade, devido ao risco de desnutrição, deiscências e infecção¹ˉ⁴̛ ⁸̛ ⁹. Em cerca de 50% dos casos há necessidade de abordagem cirúrgica tardia⁴.
O diagnóstico de lesão de ducto torácico em ferimentos cervicais penetrantes é incomum, sobretudo com a diminuição de cervicotomias mandatórias. O diagnóstico precoce durante a cervicotomia parece estar relacionado a diminuição de morbi-mortalidade.

Palavras Chave

Ducto torácico; Cervicotomia; Trauma; Trauma Cervical; Penetrante.

Área

TRAUMA

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Augusto Canton Gonçalves, Dimitri Hansen Guimarães, Luiz Benicio Dantas Junior, Fernando Oliveira Salan, Fernanda Kochi, Victor Hideo Ohama, Jose Cesar Assef, Maurício Alves Ribeiro