Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DO TRAUMATISMO INTRACRANIANO NO NORDESTE

Objetivo

Descrever os aspectos epidemiológicos do traumatismo intracraniano no Nordeste em relação ao sexo e fatores associados.

Método

Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com dados secundários publicados pelo Ministério da Saúde por meio do DATASUS e extraídos do Sistema de Internações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). O período selecionado compreende de janeiro de 2010 a dezembro de 2019, na região Nordeste. Os dados compreenderam o serviço público e privado e os casos registrados como traumatismo intracraniano, além do caráter de urgência. Os dados coletados foram sexo, número de internações, óbitos e taxa de mortalidade.

Resultados

Foram encontradas 228.691 internações por traumatismo intracraniano na região Nordeste no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2019. Os número de óbitos para o período em questão foi 23.101, com uma taxa de mortalidade equivalente a 10,1. O sexo masculino apresentou predomínio em internações (78,37%) e óbitos (82,54%), com taxa de mortalidade média de 10,64, sendo o Rio Grande do Norte único estado em que pode-se observar taxa de mortalidade no sexo feminino superior. Quanto aos resultados de acordo com os estados, os óbitos apresentaram variação de 387 (Paraíba) a 6.143 (Pernambuco), enquanto as internações variaram de 3.522 (Alagoas) a 63.866 (Bahia) e a taxa de mortalidade variou entre 7,63 (Maranhão) a 18,88 (Alagoas).

Conclusões

O presente estudo mostrou que, das internações por trauma intracraniano na região Nordeste do país, pessoas do sexo masculino possuíram maior número de internações e óbitos. Nesse sentido, o impacto socioeconômico gerado pela consequência do traumatismo, como custo com internação hospitalar, seguridade social, além de prejuízos em qualidade de vida e altas taxas de mortalidade contribuem para grande importância desse tema e necessidade de ações preventivas. Dessa forma, estratégias de conscientização e prevenção devem ser reforçadas a fim de minimizar a atual ocorrência.

Palavras Chave

Epidemiologia; LCT (Lesão Cerebral Traumática); Traumatismo do Encéfalo; Traumatismo Cerebral; Lesão Traumática do Encéfalo.

Área

TRAUMA

Instituições

EBMSP - Bahia - Brasil

Autores

Caio Lopes Pereira Santos, Aline Araújo Carvalho, Ana Beatriz Oliveira Andrade, Fernando Muti Carvalho, Tauá Vieira Bahia