Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO POR UM DIVERTICULO DE MECKEL DEVIDO HERNIA INTERNA EM PACIENTE JOVEM SEM LAPAROTOMIA PREVIA

Introdução

O Divertículo de Meckel (DM) é a mais frequente anormalidade congênita gastrointestinal, aparecendo em cerca de 2% da população e, destes, cerca de 4% desenvolvem complicações. Tem origem embrionária, justificada por um processo em que o conduto onfalomesentérico, que une o saco vitelínico ao intestino médio do embrião, não consegue obliterar-se na 7ª semana de gestação. Localiza-se no centro anti-mesentérico do íleo, 45-90 cm da válvula ileocecal. A maioria dos casos é assintomática e a descoberta ocasional. O diagnostico é difícil e os exames complementares costumam retratar apenas alterações decorrentes das complicações, como tumores, diverticulite, hemorragia, necrose e perfuração, obstrução. Esta ultima, mais comum em adultos, tendo como volvo instestinal, a principal causa. A obstrução intestinal pode ocorrer também devido herniação por um cordão fibroso que se estende do divertículo à parede abdominal, ao meso ou a um segmento intestinal, podendo ocorrer quadro obstrutivo, tais hérnias internas são causas incomuns de oclusão intestinal sendo responsáveis por apenas 2% delas. O exames diagnósticos geralmente são inespecíficos, sendo o Meckel scan – cintilografia , padrão ouro, porém com perda de sensibilidade abaixo dos 50% em adultos .

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino E. S. S. 19 anos de idade, dá entrada com queixa de náuseas, vômitos incoercíveis há 2 dias e dor abdominal difusa com parada de eliminação de flatos e fezes. Negava doenças, cirurgias previas e uso regular de medicamentos. Apresentava abdome distendido, ruídos hidroaéreos ausentes, com sinais de irritação peritoneal. Tomografia de abdome mostrou área de afilamento abrupto de alça intestinal ileal no hipogástrico, em situação paramediana a direita, associada a colabamento das alças intestinais a jusante e moderada distensão liquida, com processo obstrutivo/ suboclusivo associado a laboratório com discreta leucocitose. Iniciado antibioticoterapia empírica com ceftriaxona e metronidazol e videolaparoscopia exploradora, que identificou cordão fibroso que se estendia de um Divertículo de Meckel - DM ao segmento intestinal adjacente, com distensão de alças e sinais de sofrimento vascular. Realizada lise de bridas por via laparoscópica e conversão para laparotomia mediana infra-umbilical para confecção de enterectomia e entero-entero anastomose latero-lateral. Paciente evoluiu no pós operatório – PO, após introdução da dieta, com náuseas e vômitos, porém com melhora após otimização de sintomáticos e, no 7° PO teve alta hospitalar.

Discussão

É importante ter o DM como diagnostico diferencial em pacientes jovens com quadro de dor abdominal sem laparotomia prévia, sendo um desafio diagnóstico, pois estamos diante de uma patologia onde se manifesta com as suas variedades de complicações, neste caso uma complicação onde houve uma apresentação incomum: a presença de cordão fibroso que se estende desde o DM até o segmento intestinal formando uma hérnia interna.

Palavras Chave

Diverticulo de Meckel
Obstrução intestinal

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Fabrício Inacio Moraes Nascimento , Felipe Sbrolini Borges, Camila Oliveira Souza , Daniel Vieira Oliveira, Vitor Carvalho Zanatta, Luis Felipe Sávio , Ana Luiza Tunes Ortiz