Dados do Trabalho


Título

RETALHO MIOCUTANEO DE PALPEBRA SUPERIOR E ENXERTO CONDROCUTANEO NA RECONSTRUÇAO DA PALPEBRA INFERIOR POS DE CANCER DE PELE NAO MELANOMA

Introdução

O câncer de pele corresponde ao tipo de neoplasia mais frequente no Brasil, sendo o tipo não melanoma responsável por 30% de todas as malignidades registradas. Este acarreta menor mortalidade, mas se não for tratado de maneira adequada pode causar mutilações. É mais comum em maiores de 40 anos, mas a média de idade dos pacientes vem diminuindo frente à maior exposição ao sol. Costuma ser mais raro em crianças e em negros. As lesões costumam aparecer nas regiões que sofrem maior exposição solar, como rosto, pescoço e orelhas. Ele é dividido em dois tipos, de acordo com as células cutâneas que o originam, podendo ser basocelular, com origem em células basais, e espinocelular, provenientes de células escamosas da pele, presentes nas camadas mais superiores dela. Há também o melanoma, um tipo de câncer de pele que se origina nas células produtoras de melanina, sendo mais frequente em adultos brancos e nas áreas mais claras de pessoas de pele negra, como palmas das mãos e plantas dos pés. Este é responsável por maior mortalidade e maior probabilidade de ocorrência de metástases. O tratamento deve ser feito precocemente em ambos os casos, e nos não melanoma obtém-se altos benefícios utilizando-se de procedimentos como cirurgias excisionais ou curetagem e eletrodissecção, por exemplo. O ideal é fazer a substituição dos tecidos lesados pelos mesmos tipos de tecido, já que, além da reconstrução estética, deve-se manter a funcionalidade do órgão para a boa qualidade de vida do paciente, como feito no caso em questão.

Relato de Caso

Homem, 65 anos, natural de Japaratinga, Alagoas, trabalhador rural, chega ao serviço apresentando lesão nódulo-ulcerativa e sangrante em pálpebra inferior, ocupando dois terços distais desta. Sendo assim, foi realizada a exérese da lesão com margens de segurança e reconstrução imediata com retalho de pálpebra superior e enxerto de cartilagem auricular. O retalho é confeccionado a partir de marcação da pálpebra superior, tendo margem inferior o sulco supratarsal e margem superior marcada a partir do pinçamento da pele redundante da pálpebra superior. Evoluiu sem complicações.

Discussão

O retalho miocutâneo de pálpebra superior associado a enxerto condrocutâneo é uma das melhores opções para reconstrução da pálpebra inferior pela semelhança que há entre os tecidos das áreas doadora e receptora. Sendo a pele das pálpebras mais finas, a pele da pálpebra superior é a melhor opção para esse tipo de reconstrução por apresentar cor, espessura e textura adequadas à pálpebra inferior, mantendo uma compatibilidade funcional, estrutural e estética. A reparação da região orbicular deve ser feita imediatamente a fim de manter a sua função de proteção do globo ocular, evitando lesões como úlcera de córnea, infecções e até mesmo a cegueira. Dessa forma, além da restauração estética, obteve-se também uma manutenção da funcionalidade da região acometida.

Palavras Chave

Câncer; pele; reconstrução imediata.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Laís Maria Pinto Almeida, Ádila Cristie Matos Martins, Alessandra Soares Vital, Louise Mendonça Vaz, Viviane Honório Mendonça da Costa