Dados do Trabalho


Título

ABSCESSO PERIRRENAL COMO COMPLICAÇAO DE APENDICITE CRONICA

Introdução

A apendicectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados na prática de abdômen agudo. Apesar da ampla experiência dos cirurgiões nos casos de apendicite aguda, o conhecimento sobre outras formas de apresentação de doença inflamatória apendicular é pouco difundido, como o caso da apendicite crônica (AC). Esse relato ilustra caso de AC, relacionando-o à literatura atual, a fim de que se obtenha maior compreensão sobre o tema.

Relato de Caso

Masculino, 54 anos, portador de cirrose hepática por hepatite C e etilismo. História de abscesso perirrenal, com resolução do quadro após tratamento conservador intra-hospitalar. Após 17 dias da alta hospitalar, o paciente retornou à emergência com picos febris diários, dor e hiperemia no local onde fora realizada drenagem do abscesso, confirmados no exame físico. Sugerida a hipótese de recorrência do abscesso, confirmada pela ultra sonografia abdominal. Paciente foi internado e submetido a nova drenagem percutânea e antibioticoterapia com melhora clínica e laboratorial. Após 30 dias de internação foi realizada tomografia computadorizada que evidenciou melhora radiológica e adensamento dos planos adiposos posteriormente ao ceco, identificando-se pequeno segmento do apêndice cecal, sugerindo a possibilidade de que o processo inflamatório bloqueado com origem apendicular seria o foco etiológico da infecção. Foi então sugerido o diagnóstico de AC e submetido a videolaparoscopia com identificação do apêndice cecal envolvido em processo inflamatório de aspecto crônico com a ponta apresentando-se em condição retrocecal. Posteriormente, o anátomo-patológico revelou periapendicite crônica, com esclerose fibrosa da extremidade distal sem alterações inflamatórias de fase aguda. Paciente evoluiu com resolução do quadro no pós-operatório, sem recidiva em 6 meses de acompanhamento ambulatorial.

Discussão

AC é uma afecção menos frequente, correspondendo a 1% dos casos. Dor crônica (intervalo maior que 30 dias) em quadrante inferior direito, pelo achado cirúrgico e pelo alívio dos sintomas após apendicectomia, constituem critérios para o diagnóstico de AC, sendo todos esses presentes neste relato. O diagnóstico definitivo feito por histopatologia, com presença de fibrose e celularidade crônica no apêndice cecal, o que corresponde aos relatos encontrados na literatura. O diagnóstico no caso apresentado foi retardado devido ao tratamento prévio com antibióticos, que levou a resolução parcial da infecção, degenerando assim à formação de abscesso recidivante, uma das possíveis complicações da AC que são citadas na literatura. As imagens em um quadro de AC podem revelar borramento pericecal, entre outros achados. O tratamento cirúrgico é a escolha para a doença apendicular obstrutiva crônica. Sendo assim, é importante haver raciocínio clínico-cirúrgico e considerar hipóteses diagnósticas baseadas nas possíveis complicações apresentadas, com isso melhorando os desfechos e otimizando o tratamento.

Palavras Chave

Apendicite crônica
Abdômen agudo
Abscesso renal

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Victor Antônio Brocco , João Paulo Carlotto Bassotto, Eduardo José Bravo Lopez , Mayara Christ Machry, Pedro Miguel Goulart Longo, Rodrigo Dos Santos Falcão , Pedro Luis Maldonado y Muñoz, Rodrigo Koprovski Menguer