Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DE DEFEITO COMPLEXO DE CALCANEO POS TRATAMENTO DE MELANOMA ACRAL USANDO RETALHO FASCIOCUTANEO PLANTAR MEDIAL INERVADO

Introdução

Os retalhos fasciocutâneos tem se mostrado uma boa opção para a reconstrução de defeitos da região distal dos membros inferiores, defeitos esses que constituem um desafio ao cirurgião restaurador, devido à sua complexidade. Relatamos um caso de reconstrução calcânea, após ressecção de melanoma acral, em que foi usado o retalho inervado plantar medial.

Relato de Caso

Mulher de 32 anos veio encaminhada de serviço externo com diagnóstico de melanoma acral em calcâneo esquerdo. Já havia sido submetida a biópsia excisional com resultado anatomopatológico evidenciando Breslow de 0,7 mm, sem mitose ou ulceração (T1aN0M0 Clark II). Ao exame físico, cicatriz em região calcânea em bom aspecto, pulsos pedioso e tibial posterior presentes, ausência de linfonodos palpáveis em região poplíteas e inguinais. Decidido pela equipe por ampliação de margens cirúrgicas com 1 cm, resultando em defeito com 3,5 cm de diâmetro. Optado então por reconstrução com retalho fasciocutâneo plantar medial.

Discussão

Devido a sua resistência, versatilidade e reprodutibilidade na execução, com anatomia relativamente constante, o retalho plantar medial possibilita um retalho inervado sem necessidade de enxertia nervosa, substituindo um tecido altamente especializado por outro com características semelhantes, sendo uma ótima opção nas reconstruções de defeitos do calcâneo. Corroborando a literatura, a experiência de nosso serviço com essa técnica aponta para resultados animadores a curto e longo prazo, podendo ser considerados como uma ótima opção para esse tipo de fechamento.

Palavras Chave

Retalho fasciocutâneo plantar medial inervado, melanoma acral, cirurgia reconstrutiva.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo / EPM - Escola Paulista de Medicina - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriela Fernanda Riboli, Pedro Norton Gonçalves Dias, Roney Gonçalves Fechine Feitosa, Felipe Amado Cerqueira Gomes, Flávia Modelli Vianna Waisberg, Lydia Masako Ferreira