Dados do Trabalho


Título

APENDICITIS COMPLICADA: COVID 19, FATOR CONFUSIONAL E; CONDIÇAO SOCIAL MODIFICADOR DE CONDUTA?

Introdução

A apendicite se define com a inflamação da apêndice independente da causa, além disso é primeira patologia dos quadros de abdome agudo por tanto a principal indicação cirúrgica de urgência no mundo. A apresentação clinica é com dor abdominal iniciado no epigástrio que migra com o tempo à fossa ilíaca direita, podendo estar associado a febre, náuseas, vômitos e diminuição do apetite. Depois de realizado o diagnóstico, o tratamento é principalmente cirúrgico, no em tanto existem condições e/ou situações onde o outras condutas são adoptadas, como por exemplo nas apendicite complicadas com drenagem percutânea e posteriormente cirurgia.
Porem no momento atual com a pandemia pelo Covid 19, podemos encontrar fatores confussionais associados ao Covid 19 patologias cirurgi

Relato de Caso

Paciente masculino de 22 anos, natural e procedente de São Paulo, comorbidades de importância usuário de drogas ilícitas e morador de áreas livres que encontra-se em alojamento público ao início do quadro; apresenta quadro de hipertermia associado a vômitos e diarreia que após 4 dias apresenta odinofagia, astenia e tosse seca. Interna no hospital de campanha do Anhembi por piora do quadro com hipotensão, alteração do nível de consciência (Confusão) e dor abdominal em faixa associado a aparição de icterícia. No momento da admissão encontra-se ictérico, desidratado com dessaturado, com dor a palpação abdominal em Epigástrio, hipocôndrio direito e esquerdo sem sinais de irritação peritoneal. Paciente com evolução não satisfatória com choque septico. Após 3 dias de internação e 6 dias desde o início de sintomas, paciente com piora clinica, transferido para o Instituto Central Hospital das Clinicas de São Paulo, No entanto, paciente no 5 dia de internação inicia novos episódios febriles (39°C) associada a dificuldade respiratória com SatO2: 88% sendo aumentado o sprectrum antibiótico para Piperacilina Tazobactam e Teicoplanina; após 3 dias, paciente com evolução não satisfatória do ponto de vista infeccioso/Inflamatório. Devido a manutenção do quadro séptico é realizada Tomografia computarizada abdominal evidenciando: Coleção com realce periférico localizada na fossa ilíaca direita (junto à margem lateral do músculo psoas deste lado), contendo focos gasosos e imagem sugestiva de apendicolito no seu interior, apresentando continuidade com a ponta do apêndice e medindo 4,6 x 2,3 x 3,7 cm (volume estimado em 20,5 ml). Os achados são compatíveis com apendicite complicada. Indicada Apendicectomia Videolaparoscopica com drenagem da coleção. Paciente com evolução pósop satisfatoria com alta no 3ro DPO.

Discussão

No contexto da pandemia, poderiamos encontrar como fator confusional os sintomas gastrointestinais gerados pela infeção do Covid 19. Alem disso o fator social como condicionador de definição de conduta em tratamentos cirurgico devido a que paciente no poderia realizar acompanhamento ambulatorial.

Palavras Chave

apendicite, Covid19, gastrointestinal, apendicectomia

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

INSTITUTO CENTRAL HOSPITAL DAS CLINICAS - SP - São Paulo - Brasil

Autores

Alvaro VICENTE ALVAREZ PEZZANO, Edivaldo Massazo Utiyama, Roberto Rasslan, Sergio Henrique Bastos Damous, Jones Pessoa dos santos Junior, Henrique simonsen Lunardelli, Helber vidal Gadelha lima