Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA DA EFICIENCIA DA GASTRECTOMIA VERTICAL, BY-PASS EM Y-DE-ROUX E DO MINI-BYPASS GASTRICO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE MORBIDA

Objetivo

O objetivo desse estudo é realizar, através de uma revisão sistemática, a comparação das técnicas de gastroplastia com derivação em Y-de-Roux (GDYR), gastroplastia vertical (GV) e o mini-bypass gástrico focando na perda do excesso de peso e na perda total de peso e no controle e tratamento das comorbidades associadas, após um ano do procedimento.

Método

A metodologia empregada é revisão sistemática de literatura mundial, sendo utilizadas as plataformas: Pubmed, Scielo, Uptodate e BMJ. Os critérios de inclusão foram: tipo de desenho do estudo, técnica cirúrgica empregada, idade dos participantes, perda ponderal de peso, tratamento para as doenças associadas e complicações do procedimento. Os critérios de exclusão foram artigos com pequenas casuísticas, menores de dezoito ano e maiores de 60 anos, com IMC menor 30kg/mm², realizados antes de 2009.

Resultados

Assim demonstramos comparativamente, a perda ponderal e eficácia no tratamento das comorbidades associadas em cada técnica mencionada acima. Sendo a perda estimada de peso de 66,35% na GYDR, 59,34% na GV e 74,56% no MGB e a perda total de peso 34,2% na GYDR,cirurgia bariátrica, derivação em Y-de-Roux, gastroplastia, mini-baypass gástrico, perda de peso, metabólica, comparação, resultados. 40,06% na GV e 28,6% no MGB, no primeiro ano. A resolução em 23,12% da DM, 57,82% da HAS e 67,48% da dislipidemia.

Conclusões

Foi observado que a perda de peso é multifatorial e está relacionada com fatores psicológicos, comportamentais, fisiológicos e mecânicos. Sendo a alteração da secreção hormonal, a restrição e a disabsorção intimamente dependentes da técnica empregada, chega-se à conclusão de que a maior perda de peso no primeiro ano ocorre pela gastroplastia vertical e a longo prazo, após cinco anos, pela gastroplastia com derivação em Y-de-Roux. Os resultados promissores do mini-bypass gástrico esbarram na incidência de câncer gástrico, por refluxo alcalino. A indicação dessa técnica fica restrita para casos específicos e em super obesos que não tem condições de passarem por duas etapas cirúrgicas. Independente da técnica empregada, quanto maior o IMC do paciente menor é a taxa de perda do excesso de peso. Conseguimos determinar a redução das comorbidades nas três técnicas.

Palavras Chave

Cirurgia da obesidade, derivação em Y-de-Roux, gastroplastia, mini-baypass gástrico, perda de peso, metabólica, comparação, resultados.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Marina de Almeida Prado Meirelles Laubi, Alecsander Rodriguez Ojea