Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO EM FERIDA DE MEMBRO SUPERIOR POS APLICAÇAO DE NORADRENALINA SUBCUTANEA

Introdução

Neste relato de caso vamos discutir a importância da atenção na administração de medicamentos, e o melhor tratamento para as complicações que a aplicação errônea pode causar. Devemos sempre estar atentos a qual sitio é o mais adequado para cada administração, pois certas substancias injetadas em locais inadequados causam sequelas de mais variadas gravidades (extensão e profundidade), como por exemplo necroses cutâneas que podem causar alterações estéticos e funcionais, e os possíveis tratamentos.

Relato de Caso

Paciente 22 anos, feminina, parda, internada na Clinica Cirúrgica do Hospital Escola Alcides Carneiro da Faculdade de Medicina de Petrópolis, com necrose cutânea em membro superior esquerdo, após aplicação de noradrenalina em veia periférica (SIC). Na internação relatou dor local e dificuldade de movimentação do membro superior. Ao exame apresentou lesão ulcerada em fossa cubital e terço superior da face anterior do antebraço esquerdo, com cerca de 4 cm de diâmetro, com área de necrose no terço distal.
Durante a internação paciente manteve-se estável e foi solicitado parecer para a Cirurgia Plástica, e realizado desbribamento cirúrgico da lesão e posterior encaminhamento ao ambulatório de Cirurgia Plástica, com orientações de curativo.
Após avaliação da Cirurgia Plástica foi indicado tratamento cirúrgico com enxertoplastia.
Realizado enxertoplastia de pele total, retirado do próprio membro e contenção com curativo de Brown. Paciente recebeu alta com 24h da enfermaria, sem intercorrências e retorno ao ambulatório para reavaliação.
Retirada curativo de Brown em após 7 dias, sendo observado a integração do enxerto, bom resultado funcional e estético, e área doadora com bom aspecto.

Discussão

Com este caso clínico observamos da necessidade de termos certos cuidados em relação a administração do medicamento, sempre ficar atentos ao local mais apropriado para a infiltração de cada substancia, e perante uma complicação como necrose, observar o tempo adequado para a realização do desbribamento e tratamento cirúrgico com a técnica mais apropriada para a extensão da lesão, reparação funcional e aspecto estético. No caso em questão foi utilizado o enxerto de pele total, com o intuito de evitar retração, pois a área necrosada esta localizada em uma região de dobra.

Palavras Chave

Enxertoplastia; Necrose cutânea; Cirurgia Plástica; Agente Químico

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital Escola Alcides Carneiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Raquel Tobias Medeiros Tavares, Sérgio Luiz Cardoso Maciel Filho, Sérgio Luiz Cardoso Maciel, Gabriel de Oliveira Suarez, Caroline Guimarães Liporace, Mauricio Baisch, João Medeiros Tavares Filho