Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE FRANTZ

Introdução

O tumor de Frantz também conhecido como tumor de Hamoudi, é extremamente raro e este se apresenta como uma lesão neoplásica sólida-cística pseudopapilar, mais comum em mulheres jovens.Ele se inicia como uma massa sólida ,e conforme seu crescimento parte da massa costuma sofrer necrose, o que pode gerar o aspecto cístico ou misto(sólido-cístico). Trata-se de uma patologia que geralmente cursa com a paciente assintomática, porém algumas pacientes relatam dor abdominal e o diagnóstico acontece por acaso como um incidentaloma. Sua localização é predominante em região de corpo e cauda pancreática.Essa neoplasia é tipicamente benigna mas como há um risco de degeneração maligna é recomendável sua ressecção cirúrgica.

Relato de Caso

B.N.M ,27 anos, paciente feminina, apresenta há dois anos dor abdominal em região de mesogastrio,nega outros sintomas e patologias prévias.Sendo solicitado para rastreio tomografia de abdome e pelve, as quais apresentaram uma lesão ovalada em topografia de cauda e corpo pancreático, medindo 7,5 x 6,7 cm em seus maiores diâmetros axiais. A ressonância magnética demonstra imagem de formação sólido-cística compatível com tumor pseudopapilar(tumor de Frantz). Foi proposto como tratamento uma cirurgia videolaparoscópica do tipo pancreatectomia corpo -caudal com esplenectomia total associada a linfadenectomia retroperitoneal.A paciente evoluiu no pós-operatório com fístula pancreática de baixo débito, porém tolerando bem dieta líquida, sendo proposto tratamento conservador, sem intercorrências.Paciente evoluiu com alta hospilar após sete dias, com histopatológico confirmando o Tumor de Frantz sem invasão vascular, intraneural ou de estruturas adjacentes.

Discussão

Trata-se de uma neoplasia não endócrino do pâncreas típica de mulheres jovens, com baixa incidência e com comportamento benigno na maioria dos casos. O diagnóstico geralmente é realizado pela investigação por imagem ( tomografia computadorizada e/ou ressonância nuclear magnética) de uma dor abdominal inespecífica não associada a outros sintomas.
Essas neoplasias não costumam apresentar invasão de estruturas adjacentes, vasculares e biliares, o que torna sua ressecacção na maioria das vezes possível e de excelente prognóstico.
Apesar do seu comportamento na maioria dos casos ser benigno a possibilidade de malignização mesmo que baixa, determina que o tratamento recomendado seja cirúrgico.Apresentando boa resposta clínica no pós-operatório com altas taxas de cura e baixas taxas de recidivas.

Palavras Chave

Tumor de Frantz, tumor pseudopapilar, tumor sólido-cístico um

Área

PÂNCREAS

Instituições

Puc rio De Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriella PIMENTEL RONDON, LUCIENY CHARURI FURTADO, FERNANDO ATHAYDE MADUREIRA, FABIO ATHAYDE MADUEIRA, DELTA MADUREIRA FILHO