Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR TRICOBEZOAR: UM RELATO DE CASO

Introdução

Bezoar se refere ao acúmulo de substâncias estranhas não digeríveis, podendo ter diversas composições, sendo as mais comuns cabelos (tricobezoar) e fibras vegetais (fitobezoar). Os tricobezoares são geralmente vistos em indivíduos com tricofagia, um distúrbio psiquiátrico. Normalmente o tricobezoar está localizado no estômago, mas pode evoluir para o que é conhecido como Síndrome de Rapunzel, quando o tricobezoar gástrico se estende até o intestino delgado. Como a tricofagia é a base da formação de tricobezoar, a recorrência é comum se o suporte psiquiátrico adequado não for fornecido, sendo necessário um seguimento multidisciplinar. Apresentamos o relato de caso de uma paciente com quadro obstrutivo por tricobezoar atendido no serviço de cirurgia geral do Hospital Geral de Itapevi em 2019.

Relato de Caso

Paciente feminino, 16 anos, trazida ao serviço com relato de epigastralgia há 5 dias, com posterior localização em andar inferior do abdome, em predomínio de fossa ilíaca direita; associada a náusea, vômitos e constipação intestinal. Negou patologias prévias, perda de apetite ou febre. Sem sintomas genitourinários. Ao exame físico, abdome plano, flácido e doloroso a palpação de fossa ilíaca direita com Rovsing e descompressão abdominal dolorosa.
Tomografia computadorizada de abdome superior e pelve com contraste evidenciando acentuada distensão difusa de câmera gástrica e alças entéricas, com imagens ovaladas com aspecto de resíduo alimentar em câmera gástrica e segmento distal de alça ileal e conteúdo líquido e gasoso, formando níveis hidroaéreos nos demais segmentos entéricos, associação a transição para calibre normal em alça ileal distal na fossa ilíaca direita. Indicada abordagem cirúrgica. Durante intervenção cirúrgica foi identificado líquido livre inflamatório em moderada quantidade e corpo estranho intraluminal com obstrução do íleo a 2 metros da válvula ileocecal com importante dilatação do intestino delgado a montante, sem pontos de comprometimento vascular e sem perfuração. Identificado distensão gástrica com obstrução pilórica por corpo estranho intragástrico, sem pontos de comprometimento vascular ou perfuração. Realizado gastrotomia na parede anterior do corpo gástrico e retirada de tricobezoar de aproximadamente 20 x 10 cm e outro de 10 x 6 cm. Enterotomia a 2 metros da válvula ileocecal, retirado tricobezoar de aproximadamente 8 x 4 cm.

Discussão

Tricobezoar é uma doença rara que afeta quase exclusivamente mulheres jovens. O cabelo humano é resistente à digestão, bem como à peristalse devido à superfície lisa, levando ao acúmulo entre as dobras do estômago. Em alguns casos ele se estende através do piloro para o jejuno, íleo ou até mesmo o cólon. Diferentes opções terapêuticas foram empregadas para seu tratamento, como laparoscopia e endoscopia digestiva, porém o tratamento de escolha continua sendo a laparotomia convencional dependendo do local e tamanho do tricobezoar.

Palavras Chave

Tricobezoar; abdome agudo; obstrução intestinal; tricofagia; bezoar

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Geral de Itapevi - São Paulo - Brasil

Autores

Marilia Loureiro Gois Cavalcante, Maria Fernanda Brum Ribeiro, Braulio Victor Brandao Ladeia, Caio Lorenção Zavaris, Renato Catarino Pessoa Vieira Lima, Maitê Chrysostomo, Erico Augusto Consoli, Fernando Torres Vasques