Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA RENAL DE CELULAS CLARAS METASTATICO ASSOCIADO A TUMOR ESTROMAL GASTRINTESTINAL EM MESENTERIO

Introdução

Os carcinomas de células renais (CCRs) são o sétimo tipo histológico de câncer mais comum no ocidente e o terceiro mais frequente do aparelho genitourinário, representando 3% das doenças malignas do adulto. A classificação histológica dos CCRs é de extrema importância, uma vez que a determinação dos subtipos histológicos tem significativas implicações prognósticas e terapêuticas. As variantes histológicas mais comuns são células claras, sendo 85% dos tumores diagnosticados, papilífero e cromófobo. Por sua vez, os tumores estromais gastrointestinais (GISTs) são raros, entretanto, são as neoplasias mesenquimais mais frequentemente identificadas no trato gastrointestinal e representam 0,1 a 3 % de todos os tumores gastrointestinais. A primeira linha de tratamento para ambos os casos é cirúrgica e cabe enfatizar a escassez de casos que apresentem concomitância dessas lesões na literatura.

Relato de Caso

Homem, 65 anos, fraturou o ombro ao tentar abrir uma garrafa de água. Durante a investigação, a tomografia mostrou formação expansiva lítica secundária em umero direito e micronódulos pulmonares de provável tumor primário renal. Paciente alegou ser hipertenso, ex-tabagista e ex-etilista. Os achados foram de volumosa massa renal medindo cerca de 12 x 15 cm envolvendo todo o polo superior e porção meso renal, aparentemente sem invasão macroscópica da fáscia de gerota, massa linfonodal perihilar medindo cerca de 5-6 cm em toda sua extensão e lesão tumoral arredondada, endurecida medindo cerca de 10 x 8 cm situada em mesentério com íntima relação com a borda mesentérica da alça jejunal mas sem denotar invasão profunda de sua parede, distando cerca de 1 metro do ângulo de treitz. Foi realizado uma nefrectomia radical após ligadura individual da veia renal, artéria renal e ureter. Concomitantemente foi feita linfadenectomia peri hilar esquerda e ressecção da lesão de mesentério com rafia em dois planos da borda mesentérica de jejuno sem comprometimento importante da sua luz. Posteriormente, anatomopatológico apontou a lesão renal como sendo um carcinoma de células claras e a mesentérica como um GIST. Paciente realizou posterior ressecção em umero e deu segmento a tratamento oncológico.

Discussão

Alguns estudos indicam forte relação entre tabagismo e etilismo com o surgimento de câncer renal e, assim como neste caso, sua descoberta normalmente se dá por um achado incidental. Assim como o tumor renal, o GIST também foi diagnosticado por acaso, de forma condizente com sua apresentação mais frequente: entre a 5º e a 7º década de vida. A coexistência de dois tumores primários estando um deles em estágio metastático, torna este caso raro e a abordagem não somente cirúrgica, mas multidisciplinar, faz-se imprescindível para um tratamento bem sucedido no que diz respeito a qualidade de vida do paciente.

Palavras Chave

Carcinoma renal; tumor mesenquimal; metástase.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Laís Maria Pinto Almeida, Ádila Cristie Matos Martins, Alessandra Soares Vital, Claudemiro de Castro Meira Neto, Gustavo Jaime Climaco Galvão, Louise Mendonça Vaz, Tainá Santos Bezerra