Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOMA MUCINOSO DE APENDICE CECAL

Introdução

O cistoadenoma mucinoso de apêndice cecal caracteriza-se por uma dilatação da luz apendicular, acompanhada do acúmulo de material no seu interior, descrito como “mucocele”. Frequentemente, este termo torna-se ambíguo e é melhor utilizado quando referido por uma aparência de imagem, em vez de uma entidade patológica, por apresentar biologia e comportamento amplamente variáveis.

Relato de Caso

Paciente feminina, 33 anos, encaminhada ao serviço de cirurgia geral do ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) em 29/04/2020, apresentando dor abdominal difusa, tipo cólica, insidiosa, iniciada há 02 dias. Relatou migração da dor para fossa ilíaca direita, além de hiporexia. Foram solicitados exames laboratoriais gerais que apresentavam leucocitose de 12.600/mm3 sem desvios e ultrassonografia de abdome total evidenciando: imagem tubular aperistáltica com sinais de espessamento inflamatório/edematoso da parede intestinal na região de flanco direito, associado a imagem do sinal dos ‘’anéis concêntricos múltiplos’’, sugerindo intussuscepção intestinalPaciente foi abordada, aproximadamente, 06 horas após a admissão hospitalar. Ao inventário de cavidade: apêndice cecal edemaciado invaginado para o ceco, com pequena quantidade de líquido livre ao redor. Após diversas tentativas de redução, sem sucesso, foi necessário conversão da cirurgia para laparotomia. Foi possível exteriorizar o apêndice do ceco, notando-se extenso espessamento, alem de consistência endurecida com pontos de calcificação e hiperemia. Medidas de, aproximadamente, 5 cm de comprimento x 1,8 cm de diâmetro.A peça foi enviada ao anatomopatológico com resultado de: neoplasia mucinosa apendicular de baixo grau (LAMN) (Adenomatosos Papilifero Mucinoso), com margens próximas e distais livres de neoplasia.

Discussão

O cistoadenoma mucinoso associa-se a manifestações clínicas muito inespecíficas, podendo inclusive ser assintomática, mimetizando diversos diagnósticos benignos. A complicação mais temida é o pseudomixoma peritoneal. A conduta após a cirurgia também varia de acordo com a citologia, margens de ressecção e a presença de linfonodos acometidos. Podemos concluir que diante da sintomatologia obscura do cistoadenoma mucinoso, e o bom prognóstico se adequadamente e precocemente tratado, é de extrema importância que o cirurgião tenha sempre em mente o diagnostico diferencial ao deparar-se com lesões no ceco e apêndice cecal.Ademais, um adequado planejamento cirúrgico associado ao segmento individualizado no pós operatório, podem apresentar excelentes resultados a curto e longo prazo.

Palavras Chave

cistoadenoma mucinoso de apendice, mucocele, apendicite, pseudomixoma peritoneal, intussuscepção

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Associação Beneficente Hospital Unimar - São Paulo - Brasil

Autores

Giovana Viecili Rossi, Samuel Azenha Gregório, Bruna Santos Togni, Jan Pagenotto Sukorski, Hevila Cristina Mora Amancio De Souza, Marcela Amaro, Edmundo Vieira Prado Neto, Roberto Tussi Junior