Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO ENDONASAL ENDOSCOPICA EM PAPILOMA INVERTIDO: RELATO DE CASO

Introdução

Papiloma invertido ou papiloma schneideriano é um tumor benigno com alta taxa de malignização e raro, possuindo incidência de 0,5 a 1,0 casos por 100 mil habitantes, correspondendo a 0,5 a 4% de todos os tumores nasossinusais e geralmente implanta-se no meato médio ou na parede lateral nasal, afetando predominantemente pessoas do sexo masculino entre a 5ª e 6ª década de vida, outrossim, apresenta sinais e sintomas como obstrução nasal tipicamente unilateral, rinorréia, cefeléia e epistaxe. Ainda, têm origem ectodérmica no epitélio de revestimento, o qual surge da mucosa respiratório que reveste a cavidade nasal e os seios paranasais. Em termos microscópicos, essa neoplasia se caracteriza pelo crescimento do epitélio em direção ao estroma. Além disso, o diagnóstico é realizado através de tomografia computadorizada e imagem por ressonância magnética de fossas nasais e seios paranasais, nas quais é analisado o tamanho, extensão e relações anatômicas da neoplasia permitindo o médico classificar o paciente no sistema de estadiamento de Krouse.

Relato de Caso

Paciente J.G.B, sexo masculino, 42anos, diagnosticado com papiloma invertido, iniciando na parede lateral nasal com crescimento e destruição do seio maxilar esquerdo (Krouse T3). O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital Vera Cruz – Patos de Minas – MG. Feito sob anestesia geral, utilizando técnica de ressecção endonasal endoscópica, sem necessidade de abordagem externa. O tumor foi ressecado em sua totalidade, incluindo a raíz, a fim de evitar recidiva e maliganização em carcinoma epidermóide ou carcinoma de células escamosas. Foi realizada biópsia do tumor ressecado a qual apresentou: cortes de neoplasia benigna, exibindo mucosas revestidas por epitélio pavimentoso com acantose, paraceratose, hiperceratose e projeções digiformes e ausência de sinais inequívocos de malignidade. O paciente se mostra saudável na evolução, porém encontra-se em acompanhamento com follow up a cada seis meses.

Discussão

O Papiloma Invertido, apesar de ser uma doença benigna, têm a capacidade de penetrar as paredes ósseas dos seios paranasais e regiões circunvizinhas. Além disso, possui alto poder de malignização em carcinoma de células escamosas e alta taxa de recorrência.
Ainda, o tratamento ouro para essa patologia é a retirada total do tumor através de cirurgia endoscópica devido a esta estar associada a baixa recorrência do tumor no pós-operatório em relação a cirurgia externa.
Isto posto, foi escolhido usar a técnica de cirurgia endoscópica por via endonasal para o tratamento do paciente, com a retirada total da raiz do tumor para prevenção da reincidência, sem necessidade de utilização da abordagem de Caldewell-Luc e acompanhamento no pós-operatório de seis em seis meses com o médico responsável.

Palavras Chave

Papiloma invertido, seio nasal, seio maxilar, ressecção endoscópica.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Faculdade Ceres - FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Fillipe Silva Costa, Andressa Ribeiro da Costa, Gabriel de Melo Borges, Pedro Macedo Sorbo, Nadine Roiz Remaili, Eduarda Tiemi Okumoto, Natália Ferrari, Juliano Saraceni Spegiorin