Dados do Trabalho


Título

HERNIA FEMORAL ASSOCIADA A HERNIA OBTURATORIA E HERNIA INGUINAL INDIRETA

Introdução

As hérnias femorais correspondem a menor incidência dentre as hérnias inguinocrurias, sendo sua prevalência maior entre as mulheres, no entanto, as hérnias femorais possuem um alto risco de estrangulamento/encarceramento tornando sua abordagem uma emergência cirúrgica, que podem até resultar em casos extremos em ressecções intestinais, o diagnostico tardio.
Este estudo, tem como objetivo avaliar a abordagem intra-abdominal pré-peritoneal (TAPP) videolaparoscópica, para o tratamento cirúrgico de paciente com hérnia femoral estrangulada, a qual revelou a coexistência de outras duas hérnias inguinocrurais: obturatória e inguinal indireta.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, E.E.N., de 81 anos, procurou a emergência do Complexo Hospitalar Américas da cidade do Rio de Janeiro , queixando-se de abaulamento em região inguinal direita, notada há alguns meses, porém com sinais flogísticos e dor associados recentemente. Apresenta anexectomia bilateral prévia, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e hipotireoidismo. Nega outras patologias e outras sintomatologias.
Foi proposto o tratamento cirúrgico videolaparoscópico pela técnica TAPP, o qual revelou no intra operatório a associação de outras duas hérnias inquinocrurais. O procedimento cirúrgico ocorreu sem intercorrências, com excelente evolução da paciente no pós operatório, recebendo alta hospitalar após 48h de observação.

Discussão

As hérnias inguinocrurais classificadas como femorais na grande maioria das vezes representam uma emergência cirúrgica devido a sua delicada anatomia relacionada ao canal femoral, que cursa com fácil estrangulamento/encarceramento, assim como a hérnia obturatória. Ambas são mais comuns em pacientes femininas.
A nossa paciente em questão, apresentava dor na face medial da coxa por provável compressão do nervo obturatório (sinal de Howship-Romberg) pela hérnia obturatória e dor em região inguinal direita.
Vale ressaltar que é extremamente incomum a associação dos três tipos de hérnias , sendo um achado intra operatório de grande relevância e conhecimento para o meio cirúrgico.

Palavras Chave

Hérnia femoral, Hérnia inguinal indireta, Hérnia obturatória, Hérnia inguinocrural, Sinal de Howship-Romberg, TAPP.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Puc rio De Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUCIENY CHARURI FURTADO, GABRIELLA PIMENTEL RONDON, FERNANDO ATHAYDE MADUREIRA, FABIO ATHAYDE MADUREIRA, DELTA MADUREIRA FILHO